GOIÂNIA

UPAVet de Goiânia funcionou com voluntários enquanto servidores estiveram exonerados

30 trabalhadores foram demitidos e as atividades chegaram a ficar parcialmente suspensas

Exoneração em massa: servidores da UPAVet atuaram como voluntários até o cancelamento das demissões (Foto: Amma)

Durante as quase 20 horas em que vigorou o ‘decretão’ do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) com quase duas mil exonerações de servidores comissionados, Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet) funcionou graças ao altruísmo e à dedicação incondicional de pessoas que atuaram como voluntários. Muitos deles estavam entre os funcionários que haviam acabado de serem mandados para rua.

Essas horas de tensão aconteceram nesta terça-feira (8), e só tiveram fim depois que veio a notícia de que o passaralho do prefeito havia sido revogado.

Mais cedo, perfis relacionados à causa animal revelaram que 30 servidores foram demitidos e as atividades chegaram a ser suspensas. Animais e tutores ficaram não sabiam o que esperar. Uma das servidoras informou às pessoas que buscavam ajuda para seus bichos o que estava acontecendo e por que o serviço foi parcialmente suspenso.

“Vocês vêm aqui todos os dias, sabem da nossa rotina, o que a gente tem feito. Estamos todos os dias lutando pela causa animal. Precisamos que estejam do nosso lado, lutando pelo direito dos animais, não podemos virar as costas, eles não têm voz”, disse uma funcionária do local. “Sei que hoje toda a equipe está exonerada. Estamos aqui hoje por amor, amanhã eu não sei. A equipe está hoje, não estará aqui amanhã”, afirmou mais cedo. Na ocasião, ela informou que só poderia admitir consultas emergenciais e urgentes, além de retornos.

A vereadora Luciula do Recanto (PSD) também esteve no local. Ela protestou e disse que todos que buscassem atendimento seriam atendidos. “Eu não vou permitir que nenhum animal seja mandando embora sem atendimento.” Conforme a parlamentar, a UPA deveria estar fechada, mas a equipe veterinária se uniu para trabalhar de forma voluntária e garantir o atendimento a todos os animais.

Vale lembrar, a UPAVet foi inaugurada em novembro de 2020. Trata-se do único hospital veterinário da região centro-oeste totalmente custeado pelo tesouro municipal. O atendimento é destinado a animais de famílias de baixa renda, ONGs e protetores.

Exonerações

Sobre as exonerações, havia exonerado 1.962 servidores comissionados da prefeitura, devidamente nominados em uma lista de 82 páginas. Esse ‘decretão’ havia alcançado secretarias diversas da administração municipal, como Finanças, Cultura, Desenvolvimento Social, Saúde, Comunicação, Governo, Políticas Afirmativas, Infraestrutura, além da Agência Municipal de Meio Ambiente e o Instituto de Previdência dos Servidores.

Em nota divulgada no período da manhã, a prefeitura argumentou que as exonerações publicadas na Edição nº 8393, de 08 de outubro de 2024, faziam parte de uma reorganização da máquina pública nos últimos meses da atual gestão. Em suplemento do Diário Oficial, nesta tarde, o prefeito revogou o decreto.