SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo: Hospital das Clínicas da UFG promove capacitação sobre saúde mental

No Brasil, cerca de 14 mil casos são registrados anualmente. Uma média de 38 brasileiros que tiraram a própria vida por dia.

HC promove evento sobre concientização e capacitação voltado para saúde mental (Foto: Divulgação)

Até o dia 24 de setembro, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em Goiânia, realiza o “Setembro Amarelo: educação em saúde mental, capacitação e estratégias”.

O evento é voltado para a comunidade hospitalar e visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio, por meio de discussões sobre saúde mental e desestigmatização do tema, além de capacitar para que os sinais de sofrimento sejam mais fáceis de serem identificados.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), danos graves à saúde mental, como o suicídio, é uma questão de saúde pública global. Em média, são registradas mais de 700 mil mortes por ano, mas esse número pode ultrapassar um milhão se levar em conta as subnotificações.

No Brasil, cerca de 14 mil casos são registrados anualmente. Uma média de 38 brasileiros que tiraram a própria vida por dia.

Para 2024, a campanha Setembro Amarelo reforça a importância de quebrar o silêncio em torno do tema, incentivando o diálogo e a busca por ajuda em momentos de crise.

Na programação do evento estão palestras sobre diversas temáticas, como: A Perspectiva Psicanalítica na Saúde Mental; Importância da Saúde Mental na Prevenção do Suicídio; Saúde mental e Suicídio na comunidade LGBTQIAPN+; Saúde Mental no Ambiente de Trabalho; entre outros.

A programação completa está disponível no site.