Sexto paciente de Manaus com covid tem alta em Aparecida
Mario Ney Lima ficou 14 dias internado, dois quais cinco na UTI
Mais um paciente de Manaus que veio para Goiás em busca de tratamento contra covid-19 recebeu alta na segunda-feira (1º). Mario Ney Lima, de 50 anos, ficou 14 dias internado no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), dos quais cinco na UTI. Mário faz parte de um grupo que deixou o Amazonas em função da escassez de oxigênio para respiradores usados em pacientes com coronavírus. Ele chegou a Aparecida no dia 18 de janeiro com mais 13 pessoas.
Mário afirma que a doença virou calvário para toda a sua família. ” Estávamos em Fortaleza com minha família. Meu sogro e minha sogra ficaram internados lá, mas meu sogro não resistiu. Eu, minha esposa e meus filhos voltamos a Manaus e já procurando um médico. Os três estavam muito bem, mas a doutora me recomendou a procurar um médico pois eu já estava com pneumonia e só estava piorando”.
Mário agradeceu aos profissionais da unidade e deixou um recado às pessoas que ainda não contraíram a doença. “As pessoas devem ter consciência. Não tem porque ter decreto e tal se as pessoas não fizeram a sua parte e terem noção que possam ser infectados a qualquer momento. Isso vai passar. O que que custa ficar em casa?”.
Mais curados
Mário se junta a um grupo de outras cinco pessoas que também receberam alta. Na última quinta-feira (28), deixaram o hospital João Bosco Couto de Araújo, de 60 anos; Thiago Aguila Duarte, de 26, Priscila Lima Roque e Ezequias Guerreiro Marques, ambos de 37. João e Thiago estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já os dois últimos estavam na enfermaria da unidade.
No sábado (30), foi a vez de Maria de Fátima Façanha Coelho, de 68 anos, receber alta. Ela não precisou ser transferida para a UTI, mas enfrentou severo comprometimento pulmonar. Ela já retornou à cidade natal no último domingo (30).
Altas no HC
Na última quarta-feira (27), três pacientes tiveram alta do Hospital das Clínicas, em Goiânia. De acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade de saúde, os pacientes foram dois homens, de 48 e 60 anos, e uma mulher de 55 anos. Eles voltaram para o Amazonas em um voo comercial, após contato do Ministério da Saúde com o HC.
Na quinta-feira (28), quatro outros pacientes também receberam alta da unidade. Segundo o hospital, foram dois homens e duas mulheres que também retornaram à Manaus também em voo comercial.