ROTINA

Siamesas Heloá e Valentina trocam curativos um mês após alta da cirurgia de reparação

"Hoje as meninas vieram trocar o curativo, estão bem", diz Zacharias Calil em vídeo

Siamesas Heloá e Valentina trocam curativos um mês após alta da cirurgia de reparação (Foto: Reprodução - Instagram)

As gêmeas Valentina e Heloá, siamesas separadas em Goiânia, estiveram no consultório do médico Zacharias Calil, na segunda-feira (3), para trocar os curativos. Elas tiveram alta em 3 de março, ou seja, um mês antes desta consulta.

Elas receberam alta no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, 51 dias após cirurgia de separação. As gêmeas, de três anos, passaram pelo procedimento e 11 de janeiro, no Hecad. O processo terminou à meia-noite do dia 12 de janeiro e durou cerca de 15 horas.

Realizado pela equipe do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o procedimento envolveu ainda outros especialistas da ortopedia, cirurgia plástica e urologia. Ao todo, 50 profissionais participaram do caso.

As gêmeas estavam ligadas pelo abdômen e bacia e compartilhavam fígado, intestino grosso, bacia e genitália.

Dias depois da cirurgia, Valentina chegou a apresentar crises convulsivas e ficou em estado grave. Em contrapartida, a irmã Heloá teve uma recuperação relativamente mais tranquila e rápida. Agora, as duas passam bem.

Consulta

Na consulta de segunda-feira, o médico Zacharias Calil fez um registro, que divulgou no Instagram. “Hoje as meninas vieram trocar o curativo, estão bem. Estão tossindo um pouquinho, mas mudou o tempo. É assim mesmo”, diz no vídeo.

A publicação teve centenas de mensagens positivas. Todas com resposta da equipe de Calil. Confira AQUI.