Siamesas separadas em Goiânia recebem visita da irmã mais velha e da avó; fotos
Gêmeas seguem se recuperando bem e estão bastante ativas, de acordo com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil
Valentina e Heloá, siamesas separadas em Goiânia, receberam a visita da irmã mais velha, de 7 anos, e da avó materna nesta quarta-feira (22), no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), onde estão internadas na enfermaria. Fotos do momento foram compartilhadas no Instagram do cirurgião pediátrico Zacharias Calil.
“Foi um encontro mais do que especial, de grande emoção e muito aguardado pelos pais e pelas gêmeas que amam a irmãzinha. Elas estão aproveitando o dia para brincar, matar a saudade e abraçar a família”, escreveu o médico na publicação.
Ao Mais Goiás, Calil informou que a irmã das meninas havia visto as duas antes, mas essa, além da avó estar presente, foi uma visita mais demorada, em que as siamesas conseguiram aproveitar a companhia da irmã.
Conforme expõe o médico, as gêmeas estão se recuperando bem e estão “bastante ativas”. Valentina, que teve o quadro de saúde mais instável após a cirurgia de separação, está sem febre, sem crises convulsivas e está passando pela introdução alimentar oral para retirar a sonda.
“Ela está em dieta oral fracionada e se alimenta de três em três horas. Enquanto ela não estiver se alimentando normalmente, ela não poderá retirar a sonda”, explica Calil.
Veja fotos:
Cirurgia de separação
Valentina e Heloá, de três anos, passaram pela cirurgia de separação no dia 11 de janeiro, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia. O procedimento terminou à meia-noite do dia 12 de janeiro e durou cerca de 15 horas.
Realizado pela equipe do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o procedimento envolveu ainda outros especialistas da ortopedia, cirurgia plástica e urologia. Ao todo, 50 profissionais participaram do caso.
As gêmeas estavam ligadas pelo abdômen e bacia e compartilhavam fígado, intestino grosso, bacia e genitália.