RECUPERAÇÃO

Siamesas separadas em Goiânia: Valentina retira a sonda e Heloá teve sinais de gastroenterite aguda

As duas seguem internadas na enfermaria do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad)

Siamesas separadas em Goiânia: Valentina retira a sonda e Heloá teve sinais de gastroenterite aguda (Foto: Instagram - Zacharias Calil)

Valentina, siamesa separada em Goiânia que teve o quadro de saúde mais delicado, retirou a sonda nasoentérica nesta sexta-feira (24) e está se alimentando através da dieta oral. O dispositivo era usado para alimentação e hidratação da gêmea. Já Heloá teve sinais de gastroenterite aguda, mas está aceitando bem o tratamento. As duas seguem internadas na enfermaria do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).

Desde domingo (19), Valentina estava passando pela introdução alimentar via oral. Questionado pelo Mais Goiás à época, o cirurgião pediátrico Zacharias Calil informou que a siamesa passaria pela fase de adaptação e, se ela aceitasse a dieta oral, a sonda seria retirada – que foi o que aconteceu nesta sexta-feira.

Fernando Oliveira, pai das gêmeas, revelou que Valentina não teve mais crises convulsivas e está sem febre. Já Heloá apresentou sinais de gastroenterite aguda na sexta-feira, mas está aceitando bem o tratamento e não faz uso de dispositivos invasivos.

Conforme aponta o boletim médico da tarde desta sexta-feira, as duas irmãs seguem com quadro de saúde estável, respirando em ar ambiente, sem uso antibióticos e com acompanhamento da ferida operatória.

Cirurgia

Valentina e Heloá, de três anos, passaram pela cirurgia de separação no dia 11 de janeiro, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia. O procedimento terminou à meia-noite do dia 12 de janeiro e durou cerca de 15 horas.

Realizado pela equipe do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o procedimento envolveu ainda outros especialistas da ortopedia, cirurgia plástica e urologia. Ao todo, 50 profissionais participaram do caso.

As gêmeas estavam ligadas pelo abdômen e bacia e compartilhavam fígado, intestino grosso, bacia e genitália.

Gêmeas siamesas Valentina e Heloa Prado, de três anos (Foto: divulgação)
Gêmeas siamesas Valentina e Heloa Prado, de três anos (Foto: divulgação)