Siamesas separadas: Valentina inicia dieta via oral e Heloá brinca com enfermeiras; vídeo
As duas estão internadas na enfermaria do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad)
Valentina e Heloá, gêmeas siamesas operadas em hospital de Goiânia, estão em fase de recuperação pós-cirúrgica. Valentina, gêmea que teve o quadro de saúde mais delicado, está passando pela introdução alimentar via oral desde domingo (19). Já Heloá está brincando e tem quadro de saúde estável, segundo o cirurgião pediátrico, Zacharias Calil. As duas estão internadas na enfermaria do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
“Anteriormente, a Valentina estava em coma induzido. Ela já havia acordado antes, mas, como os remédios ainda estavam fazendo efeito no seu organismo, ela não tinha acordado totalmente. Desta vez, a gêmea abriu os olhinhos e já começou a fazer a introdução alimentar via oral, mas continua com a sonda”, relatou Calil.
Segundo o médico, a siamesa passará pela fase de adaptação e, se aceitar a dieta oral, a sonda será retirada. Já Heloá segue com o estado de saúde estável, em dieta oral, já está brincando e está se recuperando bem.
Assista ao vídeo:
Cirurgia
Valentina e Heloá, de três anos, passaram pela cirurgia de separação no dia 11 de janeiro, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia. O procedimento terminou à meia-noite do dia 12 de janeiro e durou cerca de 15 horas.
Realizado pela equipe do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o procedimento envolveu ainda outros especialistas da ortopedia, cirurgia plástica e urologia. Ao todo, 50 profissionais participaram do caso.
As gêmeas estavam ligadas pelo abdômen e bacia e compartilhavam fígado, intestino grosso, bacia e genitália.