Vídeo

Simulação de acidente na T-63 assusta motoristas na Praça Nova Suíça, em Goiânia

A cena tão realista, com carros destruídos e viaturas de emergência, levou muitos a acreditarem que se tratava de um acidente real

Uma simulação de acidente na avenida T-63 assustou motoristas que passavam pela Praça Wilson Salles, mais conhecida como Praça Nova Suíça, neste domingo (15/12), em Goiânia. A situação, que chamou atenção por volta das 21h, envolvia carros completamente destruídos, um deles capotado próximo a um canteiro. Viaturas de bombeiros, do Instituto Médico Legal (IML) e das polícias Militar e Técnico-Científica também estavam no local.

Apesar de todos esses elementos, tratava-se de uma gravação de publicidade para uma campanha de conscientização que será veiculada neste fim de ano. A iniciativa é do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e foi confirmada pelo próprio órgão.

Simulação de acidente na T-63 compõe ação sobre atenção no trânsito

De acordo com o Detran, a encenação fazia parte de uma gravação para uma campanha de conscientização voltada à atenção no trânsito durante o fim de ano. Apesar disso, muitas pessoas que passavam pela região ficaram alarmadas com a cena, acreditando se tratar de um acidente real.

Uma testemunha chegou a comentar: “Pela destruição, os carros ou estavam disputando racha, ou estavam a mais de 150 km/h. Com certeza os motoristas e quem estivesse nos veículos morreram todos”.

Mesmo com o impacto causado pela simulação, o Detran optou por manter os detalhes da campanha e das cenas gravadas em sigilo. A propaganda, segundo o órgão, será divulgada “em breve”.

Muito Realista

Vários internautas que passaram pelo local registraram a cena, acreditando se tratar de um acidente real. Em algumas postagens, pessoas lamentaram o “acidente”. “Eu estava indo para a igreja e orei pelas ‘pessoas mortas’, foi muito impactante”, disse uma moradora próxima. Outro perfil questionava por que ainda não havia nada na mídia sobre o ocorrido. Uma mulher comentou: “O tanto que eu chorei quando passei por lá não está escrito, vendo a família reconhecer o corpo!”

Campanhas ao Longo do Ano

No mês de fevereiro, Goiânia amanheceu com uma ação inusitada no Carnaval, com carros capotados espalhados por diversos pontos da capital, acompanhados de uma mensagem de alerta: “Vira Vira Vira Virou: Não deixe o carnaval virar tragédia”. A campanha educativa teve como objetivo conscientizar os motoristas sobre os riscos do excesso de velocidade, um dos maiores causadores de acidentes no estado, segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

Além da ação visual com os carros capotados, o Detran-GO também lançou, em março, a campanha “Excesso de velocidade mata: não corra esse risco”. Como parte dessa iniciativa, motos foram transformadas em uma gigantesca cruz em pontos estratégicos da cidade. Durante todo o mês de março essa cruz itinerante, formada por sucatas de sete motos, foi montada em diferentes locais de Goiânia, com uma estrutura de iluminação em LED e efeitos visuais que destacaram a gravidade da imprudência no trânsito e da falta de manutenção dos veículos, incluindo um detalhe impactante: o efeito de sangue que escorria na peça à noite.