Sindicato de bares de Goiânia vê ‘avanço’ para o segmento em novo decreto
Presidente do Sindibares diz que fechamento aos fins de semana ainda preocupa a categoria
O novo decreto municipal, que passou a vigorar na capital nesta quarta-feira (14), foi bem recebido pelo Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia, o Sindibares. Conforme a entidade, apesar dos pontos que desagradaram o segmento, como o fechamento aos finais de semana, a flexibilização trazida pelo documento animou os comerciantes e se tratou de um “grande avanço” em comparação com o decreto anterior.
Ao Mais Goiás, o presidente do Sindibares, Newton Pereira, afirmou que o decreto municipal agradou os donos de bares e restaurantes por liberar o funcionamento desses estabelecimentos de segunda a sexta-feira, mesmo com o horário reduzido, uma vez que, segundo ele, a expectativa desse segmento era de um novo fechamento.
“Houve um avanço. Nós conseguimos uma grande flexibilização, pois o que estava combinado é que nós estaríamos fechados a partir de hoje por mais 14 dias. Então foi uma sinalização bacana dada pela prefeitura [de Goiânia] e pelo governo, mantendo o comércio aberto com restrições”, disse o presidente.
Contudo, conforme explica Pereira, o trecho do decreto que determina o fechamento das atividades não essenciais aos finais de semana foi prejudicial, uma vez que sábado e domingo “são dias cruciais” para o funcionamento desses lugares.
O presidente do sindicato informou que propôs ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a manutenção das atividades no sábado e fechamento no domingo e segunda-feira. Porém, a alternativa não foi aceita.