SAÚDE EM GOIÂNIA

Sindicato recebe denúncias de falta de insumos no Cais de Campinas

Tanto profissionais que atuam no Cais de Campinas, em Goiânia, como pacientes que buscam o…

Tanto profissionais que atuam no Cais de Campinas, em Goiânia, como pacientes que buscam o serviço têm denunciado ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde do Estado de Goiás (Sindsaúde) a escassez de insumos e precariedade das instalações. Segundo a vice-presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, as reclamações já tem algum tempo.

Além disso, de acordo com ela, não só o Cais de Campinas, mas outros pela cidade, não estariam mais realizando o teste da Covid-19, que só seria feito no Laboratório de Saúde Publica Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen). “Com isso, a população ficou sem acesso.”

Já Simone Félix, representante de usuários no Conselho Local de Saúde de Cais Campinas, corroborou as denúncias. Segundo ela, contudo, a falta de médico e segurança também são preocupações. Ela alertou, ainda, que já houve, inclusive, falta de equipamento de proteção individual para os servidores – máscaras.

“Isso impacta diretamente na segurança deles”, disse. Na avaliação dela, a gestão passada deixou muito a desejar no segmento da Saúde. A expectativa, segundo ela, é que com a nova administração a situação mude. “Faltava atenção da secretária [com as unidades de saúde]”, apontou.

Visita

Vale lembrar, na última semana o vereador Mauro Rubem (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, visitou o Cais de Campinas e já havia constado que nenhuma unidade de saúde da capital possuía testes para a Covid. À época, o secretário Durval Ferreira Fonseca Pedroso informou que nenhuma unidade realizaria o teste até que fosse adotado um novo protocolo na realização destes exames.

Prefeitura

O Mais Goiás entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia às 15h40. Até o fechamento da matéria não houve retorno.