"MOTOBOX"

SMM adia aplicação de multas a motoristas que invadirem faixas exclusivas para motos

Secretaria decidiu prorrogar o período educativo, em que vai conscientizar os motoristas

Aprovado: projeto permite parcelar multas de trânsito em até 12 vezes em Goiás (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM) adiou a aplicação de multas aos motoristas que invadirem a faixa ‘motobox’, exclusiva para motociclistas, na capital. A informação de que a infração seria tratada de forma mais rigorosa havia sido confirmada no início desta semana. A previsão era de que ao cometer a infração o motorista receberia uma multa e pontos na carteira. Mas data para o início da fiscalização ou o valor das multas não foram divulgados até então.

Nesta quarta-feira (13), a pasta confirmou a suspensão da decisão e comunicou a prorrogação do período educativo por tempo indeterminado. De acordo com a secretaria, é necessário conscientizar motoristas acerca da “proteção aos mais frágeis”.

“A orientação da Mobilidade é não realizar autuações, já que o objetivo é chamar atenção para a mudança de comportamento e cultura de proteção aos mais frágeis, por isso, o período educativo será prorrogado”, respondeu a SMM à reportagem.

MOTOBOX, a faixa exclusiva para motos

As faixas exclusivas para motociclistas começaram a ser implantadas em avenidas de Goiânia no há pouco mais de um ano. Chamado de ‘Motobox’, o espaço é reservado para que os motociclistas aguardem a abertura do semáforo sem que fiquem em meio aos corredores formados pelos demais veículos.

Segundo a Secretaria, atualmente existem pelo menos 300 motobox espalhados pela capital. A expectativa é de mais faixas sejam implementadas em todos os cruzamentos de Goiânia.

Proteção

O secretário de Mobilidade de Goiânia, Horácio Melo, reforça que a instalação do “motobox” é uma oportunidade de mostrar respeito a motociclistas no trânsito.

“O motobox foi rapidamente percebido e aprovado pela população, já que cria um distanciamento e proteção no trânsito. Para o Município, mais importante do que autuar é ganhar a população para uma mudança de comportamento de respeito aos mais frágeis”, disse a SMM.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 246 mil motocicletas trafegavam em Goiânia todos os dias. Além disso, do início de 2021 até abril de 2022, haviam sido registrados cerca de 30 mil acidentes envolvendo motociclistas.