Mapeamento

SMS realizará 7 mil testes por semana para reduzir subnotificação da covid

Foi iniciada nesta quarta-feira (5), ação de testagem em massa em Goiânia. Trabalho começou a…

Foi iniciada nesta quarta-feira (5), ação de testagem em massa em Goiânia. Trabalho começou a ser realizado no Jardim Guanabara, um dos locais com maior número de casos na capital. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, serão cerca de 7 mil exames por semana. Objetivo é reduzir a subnotificação, identificar contágios assintomáticos e quebrar a cadeia de disseminação do coronavírus.

“Quando nós identificamos um caso suspeito ou assintomático positivo, podemos intervir fazendo o isolamento dessa pessoa e de seus contatos, diminuindo o número de casos e de óbitos”, relatou a secretária de Saúde, Fátima Mrué. Segundo ela, antes da ação que teve início nesta quarta-feira (5), a prefeitura havia realizado 70 mil testes.

Equipe de testagem em escola do Jardim Guanabara. Foto: Samuel Straioto.A gestora relatou que agentes se concentrarão em realizar testes em pessoas acima de 12 anos, principalmente as que são assintomáticas. As que apresentam sintomas, segundo ela, devem procurar as unidades de saúde para obter as orientações necessárias. A secretária disse que o teste é rápido, com resultado pronto em torno de 30 minutos.

Guanabara

A ação começou pelo Jardim Guanabara, mas vai percorrer outras localidades da cidade. A orientação é que pessoas que residam em outras localidades não se desloquem para fazer o teste. “Nós vamos a outras regiões nas próximas semanas”, relatou.

A testagem é realizada na Escola Municipal Pedro Costa Medeiros, localizada na Rua Caiapônia, no Jardim Guanabara 1, região Norte da capital. A ação acontece na quarta, especificamente das 9h às 17h, bem como na quinta (6) e sexta-feira (7), a partir das 8h.  Os testes são feitos na modalidade drive-thru e também no interior da escola.

Tranquilidade

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) relatou que a testagem em massa é importante para garantir tranquilidade às pessoas, ou indicá-las para um acompanhamento médico precoce.

“Muitas pessoas não têm a oportunidade de ir a uma unidade de saúde, então a prefeitura vem até elas. Esse teste trará tranquilidade a milhares de pessoas e despertar em outras a necessidade de procurar imediatamente um tratamento”, pontuou.