Goiás e DF são os únicos no Brasil na zona crítica de ocupação de UTIs de Covid, diz Fiocruz
Somente Goiás e o Distrito Federal permanecem na zona crítica referente à taxa de ocupação…
Somente Goiás e o Distrito Federal permanecem na zona crítica referente à taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. É o que aponta o Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado na última terça-feira (27). Conforme a fundação, os índices entre os dias 19 e 26 de julho apresentaram “melhoras substantivas”, com exceção de Goiás e do DF, que ainda têm mais de 80% de taxa de ocupação.
O boletim destacou que, embora esses dois entes federativos estejam com as taxas acima de 80%, o caso do DF reflete a estratégia de retirada de leitos, “possivelmente deslocados para outras finalidades, frente à redução da demanda imposta pela Covid-19”. “Ou seja, Goiás é o único estado que requer preocupação quanto ao indicador”, conclui a Fiocruz.
Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) da tarde desta quarta-feira (28), o índice de ocupação de leitos de UTI do Estado para pacientes com Covid é de 85%.
A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a SES-GO sobre o indicador e aguarda um retorno.
Atualização:
Em nota enviada ao Mais Goiás, a SES-Go declarou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública por pacientes com Covid-19 mantém um “platô de estabilidade”, mas que vem sendo acompanhada pelas autoridades sanitárias.
Veja a nota na íntegra: