Suspeito de usar deficiência física para praticar roubos é preso em Goiânia
Homem fazia uso da tornozeleira eletrônica, mas estava com ela desligada há algumas horas
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem suspeito de usar sua deficiência física para praticar roubos e furtos em série, em Goiânia. Os crimes eram praticados principalmente dentro de terminais de ônibus da região metropolitana da capital. Ele foi preso na manhã desta quarta-feira (21), no setor Campinas.
Suspeita-se que o homem seja integrante de uma facção criminosa e que contasse com a ajuda de comparsas para praticar os delitos. Os outros homens suspeitos de participar de ações também foram presos em outras ocorrências atendidas pela PM.
Em geral, as abordagens feitas pelo grupo aconteciam sempre da mesma forma. Como o homem não tem um dos braços, primeiramente se aproximava da vítima e a empurrava, simulando ter sido atingido por um tumulto. Quando a vítima caía no chão, os comparsas chegavam para supostamente tentar ajudar, momento em que subtraíam bens das vítimas sem que elas notassem.
Entretanto, segundo o capitão Ricardo Viana, subcomante do Batalhão de Terminal, caso a vítima notasse que estava sendo enganada e tentasse reagir, os homens usavam de força física para mantê-la no chão e conseguir roubar os bens mesmo assim. Na sequência corriam e embarcavam em algum ônibus que estivesse chegando.
Uma das vítimas foi uma mulher de 57 anos, que foi empurrada na plataforma do Eixo Anhanguera pelo suspeito, enquanto os outros indivíduos abriram a sua bolsa para pegar o seu aparelho celular. “Quando eu entrei no terminal, passei a roleta e dois caras me empurraram. Um me derrubou no chão, pisou na minha mão, abriu a bolsa e levou meu celular”, relatou a vítima à polícia.
Cerca de 10 minutos após o fato, o homem foi localizado e preso em flagrante durante o patrulhamento das equipes na região de Campinas.
Segundo o subcomandante, o suspeito é conhecido da polícia, já tendo sido preso por crimes de furto e roubo. Além disso, ele fazia uso da tornozeleira eletrônica, mas estava com ela desligada há algumas horas.