TCU autoriza governo a leiloar concessão do aeroporto de Goiânia
Santa Genoveva está no bloco de 22 aeroportos de três regiões do Brasil que serão leiloados na terceira rodada
O aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia, está entre os 22 aeroportos cuja gestão o governo federal já está autorizado a repassar para inciativa privada, em modelo de concessão. A autorização foi dada pelo Tribunal de Contas da União na última terça-feira. O próximo passo cabe ao governo: publicar o edital com a data do leilão.
Estes 22 aeroportos serão leiloados em três blocos. Eles fazem parte da sexta rodada de leilões promovidos pelo governo federal, da qual fazem parte as regiões Sul, Norte e Centro-Oeste.
Os três blocos são formados pelos aeroportos de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Londrina (PR), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS), Goiânia (GO), São Luís (MA), Teresina (PI), Palmas (TO), Petrolina (PE), Imperatriz (MA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista (RR).
A pandemia obrigou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a revisar os parâmetros do leilão, incluindo, por exemplo, novas previsões de demanda e de faturamento. O ministro Augusto Nardes, do TCU, sugeriu ao governo que realize estudos sobre a necessidade de se construir uma nova pista no aeroporto de Navegantes – o que não vai atrasar o leilão.