Teleférico do Parque Mutirama passará por reforma após 4 anos sem funcionar
O teleférico do Parque Mutirama passará por reforma após 4 anos sem funcionar. De acordo…
O teleférico do Parque Mutirama passará por reforma após 4 anos sem funcionar. De acordo com a Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), o processo licitatório está em confecção e a expectativa é que o edital para as empresas interessadas seja lançado ainda neste ano.
Segundo o presidente da Agetul, Valdery Júnior, o local será palco de um projeto denominado retrofit, que consiste na melhoria das instalações já existentes, atualização estética do local e modernização da construção do teleférico.
Os bondinhos ligam o Mutirama ao Parque Botafogo na região Central de Goiânia.
Valdery também afirmou que já tem em mãos o relatório de inspeção, laudo técnico e orçamentos para a reforma do brinquedo. O valor total da obra não foi divulgado, mas sabe-se que houve repasse de uma emenda de R$ 1 milhão da deputada federal Magda Mofatto (PL).
Esse valor, inclusive, já está empenhado na conta bancária do município, segundo o presidente.
Teleférico do Parque Mutirama funcionou apenas por um ano
O brinquedo foi inaugurado em julho de 2016, após quatro anos de construção desde que o Mutirama começou a passar por reforma, em 2012. A expectativa inicial era de que o teleférico fosse entregue à população no aniversário de Goiânia de 2015, o que não aconteceu.
A obra custou R$ 7,2 milhões, sendo 1, 7 milhão a mais do que estava previsto inicialmente. O brinquedo chegou a fechar após 13 dias de inaugurado por apresentar um “barulho estranho.”
Trajeto do teleférico vai até o Parque Botafogo
A viagem tem um quilômetro de distância e dura cerca de 12 minutos. O equipamento foi projetado para levar os passageiros do Parque Mutirama até o Parque Botafogo e depois retornar ao posto de partida. O parque conta com uma plataforma que nunca foi utilizada.
São quatro cabines disponíveis para a realização das viagens. Cada uma delas suporta até uma tonelada e pode levar apenas quatro pessoas por vez. A estimativa era que o teleférico transportasse até 500 pessoas por dia.
Relembre: Murirama passou por obras após acidente com brinquedo em 2017
Uma pane em um brinquedo giratório do parque deixou 11 pessoas feridas no início da tarde do dia 26 de julho de 2017. Vítimas precisaram ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Após o acidente, o prefeito da época, Iris Rezende, decidiu interditar o parque. As obras de readequação técnica e de segurança começaram em novembro do mesmo ano.
A Polícia Civil investigou o acidente e concluiu que o brinquedo Twister já estava quebrado antes do acidente. De acordo com perícia, pelo menos 85% da estrutura estava desgastada.
O parque ficou 1 ano e sete meses fechado. Nesse tempo, segundo a prefeitura, foram realizados diagnóstico e reparos em 20 atrações, com acompanhamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO).
A reabertura, com de 17 atrações, ocorreu em junho de 2019.