Temperaturas devem variar entre 15ºC e 30ºC até o fim da semana
Temperaturas baixas como a registrada nesta segunda-feira (21) não devem se repetir, segundo previsão
Na madrugada desta segunda-feira (21), Goiás registrou a menor temperatura para o ano. Os termômetros chegaram a 7°C na maior parte do Estado e em alguns pontos das regiões Sul e Sudeste a temperatura mínima foi de 4,5°C, segundo o Instituto Estadual de Meteorologia e Tecnologias Sociais de Goiás (Iemetes). Conforme o órgão, o clima ameno deve continuar até a sexta-feira (25).
A superintende do Iemetes em Goiás, Rosidalva Lopes explicou que as temperaturas baixas como a dessa segunda-feira não devem se repetir. As temperaturas mínimas devem ficar entre os 13°C e os 15°C, enquanto as máximas devem varias dos 28°C aos 30°C.
A explicação para temperaturas mais baixas é uma massa de ar frio que está passando pelo estado. Em locais próximos a lâminas d’água, Rosidalva explica que a formação de nevoeiros é comum, bem como casos isolados de geada a que foi registrada por leitores do Mais Goiás (veja abaixo) em Cromínia na madrugada desta segunda-feira.
A superintendente do Iemetes esclarece que estamos no outono, um período de transição, mas conforme o inverno se aproxime, a tendência é que a umidade do ar diminua. Contudo, até o fim desta semana, pode chover em alguns pontos de Goiás. “Está passando por nós uma massa de ar polar, em alguns pontos do Estado há instabilidade. Essa frente fria associada à instabilidade pode ter ocorrência de chuviscos”, esclarece Rosidalva.
*Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo