Tempestade em Caldas Novas alaga ruas, derruba árvores e deixa população sem energia
A estimativa é de que mais de 85 residências tenham sido impactadas e mais de 50 árvores estejam com risco de queda
Uma forte tempestade acompanhada de ventos de até 50 km/h atingiu a cidade de Caldas Novas na quinta-feira (24) e causou estragos. Segundo a Defesa Civil, 49 casas foram afetadas, com perda de telhados e danos estruturais. Além disso, 38 árvores foram derrubadas e três veículos sofreram danos. A estimativa é de que mais de 85 residências tenham sido impactadas e mais de 50 árvores estejam com risco de queda.
Ainda conforme o balanço divulgado nesta sexta-feira (25), a chuva, que durou cerca de duas horas, danificou muros e deixou ruas alagadas. Postes também caíram e a cidade ficou sem energia elétrica. O Setor Parque das Brisas, antiga Vila de Furnas, foi o bairro mais afetado pela tempestade.
De acordo com a Defesa Civil, não houve registros de feridos durante o temporal. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e servidores da prefeitura estão em ação para dar suporte aos moradores. A prefeitura montou uma força-tarefa ainda na quinta-feira para atender os afetados pelo temporal. Parte das árvores que caíram já foram removidas, mas o trabalho continua ao longo desta sexta.
Por meio de nota, a Equatorial Goiás informou que, até às 8h desta sexta-feira, 95% dos chamados relacionados à falta de energia já haviam sido normalizados. Os ventos danificaram pelo menos cinco postes da companhia e outros equipamentos essenciais para o sistema elétrico. A empresa destacou que uma força-tarefa foi mobilizada imediatamente para restaurar a rede elétrica danificada.
A Defesa Civil alertou que a instabilidade climática já havia sido prevista pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A pasta aponta que, apesar da previsão de chuvas para o fim de semana na cidade, tempestades semelhantes não devem ocorrer nos próximos dias.
Também em nota, a Prefeitura de Caldas Novas afirmou que “a condição climática não deve ser uma preocupação para moradores e turistas”. O comunicado enfatizou que não há riscos iminentes.
Até o momento, Caldas Novas registrou 153 mm de chuva desde o início do período chuvoso. A quantidade corresponde a 150% da média histórica para o mês.