Falta de Água

Tempo Seco: Moradores da Região Sudoeste da capital sofrem com mais de 24 horas sem água

Moradores reclamam que não houve comunicado para a suspensão do abastecimento; desde ao meio-dia desse domingo as torneiras estão vazias

Moradores de diversos bairros de Goiânia estão reclamando da falta de água nesse período de seca. Desta vez, a Região Sudoeste da capital foi a mais atingida. Bairros como Jardim América, Jardim Atlântico, Jardim Vila Boa e Jardim Europa estão, segundo relatos de alguns moradores, sem água desde o meio-dia desse domingo (3).

Moradora do Jardim América, a  estudante Marcela Rincon reclama que ligou para a Saneago várias vezes e só tinha a resposta da companhia de que em breve a situação estaria normalizada. “Eles [Saneago] só comunicam que tem cerca de 23 bairros sem água e que vão normalizar”, relata.

Marcela conta que entrou em contato com alguns moradores do bairro para ver se a situação era em apenas em algumas partes, mas a situação é a mesma em todo o setor. “As atividades do lar e a higiene pessoal ficam comprometidas, porque não houve um comunicado e por isso não estávamos preparados”, desabafa.

Na mesma situação está o trabalhador autônomo Thiago Gonçalves que reside no Jardim Vila Boa. Segundo ele, a falta de comunicação antecipada da Saneago com os moradores causa esse tipo de transtorno. “Ontem eu lavei roupa até o momento em que a água acabou. Se tivesse um comunicado, eu não teria feito o serviço e assim teria um pouco reservado”, conclui.

Thiago também conta que entrou em contato duas vezes na companhia, em que uma das vezes uma das atendentes relatou o possível problema. “A atendente me explicou que a baixa do nível do Meia Ponte acaba provocando a suspensão repentina do abastecimento, mas que até a meia noite estaria tudo normalizado, o que não aconteceu”, declara.

Em nota ao Mais Goiás, a Saneago afirma que alguns bairros da região Sudoeste e outros limítrofes com Aparecida estão com o abastecimento prejudicado nessa segunda-feira (4). A companhia ainda frisa que os bairros atingidos são atendidos pelo Centro de Reservação Atlântico que está seco devido a redução da vazão do Rio Meia Ponte.

A equipe de abastecimento ainda explica que devido a redução da vazão do rio, a captação de água para abastecer bairros da grande Goiânia está comprometida, mas afirma não haver racionamento de água e que está no tomando as medidas cabíveis para normalizar o abastecimento.

A Saneago ainda pede para que a população faça economia, reserve e utilize de forma racional, água nesse período de estiagem das chuvas.