ATENÇÃO

Temporal de 93 mm faz prefeitura de Goiânia reforçar orientações e alertas à população

Um dos pontos mais afetados pela cidade, na chuva de quinta-feira, foi a Avenida Castelo Branco

Temporal de 93 mm faz prefeitura de Goiânia reforçar orientações e alertas à população (Foto: Defesa Civil)

A prefeitura de Goiânia reforça os alertas à população diante das fortes chuvas e tempestades que atingem todas as regiões da cidade. Na quinta-feira (4), de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a capital teve pontos que registraram até 92 milímetros de chuva em 1h30, como na região Noroeste (Perim).

Na região Norte (Santa Genoveva), foram 80,4 milímetros, enquanto também na região Norte (Jardim Pompéia), 71,8 milímetros. Em outros locais, os números contabilizados foram: Leste (Jardim Olinda), 1 mm; Norte (Balneário Meia Ponte), 1 mm; Noroeste (Curitiba), 26,4 mm; Sul (Parque Santa Cruz), 1 mm; e Central (Universitário), 34 mm. As rajadas de vento foram em torno de 35 km/h.

Um dos pontos mais afetados pela cidade foi a Avenida Castelo Branco. Segundo o Cimehgo, na via, as precipitações foram de 60 milímetros – um número alto para o curto período. Em decorrência do grande volume, equipes da Defesa Civil atuam preventivamente e prestam auxílio em casos de emergência, além de emitir orientações de cuidados que devem ser tomados durante as adversidades.

Nas 24 horas de quinta-feira, a chuva teria ultrapassado os 100 mm, o mesmo esperado para uma semana inteira, sendo este o segundo maior volume em dez anos registrados para o mês de abril. A previsão é de que as precipitações continuem no fim de semana.

Dicas em casos de temporal:

  • Acompanhe a previsão do tempo e avisos meteorológicos para a região;
  • Não atravesse vias alagadas acima do meio-fio, pois a força da água pode arrastar veículos;
  • Caso seja surpreendido por chuva forte, procure parar em local seguro, como em estacionamento de shoppings ou supermercados;
  • Não estacione ou pare veículos embaixo de árvores, pois elas podem sofrer quedas ou serem atingidas por raios;
  • Tome cuidado com a possibilidade de quedas de árvores, raios e descargas elétricas;
  • Fique atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite;
  • Evite áreas de risco e evacue áreas de inundação. Se houver risco de deslizamentos de terra na região, fique alerta a qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes.
  • Em caso de emergência ou risco iminente, acione a Defesa Civil (153) e o Corpo de Bombeiros (193).
  • A Defesa Civil mantém um monitoramento constante e, em casos de emergência, oferece serviços de assistência social com abrigo temporário junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).