Terceira faixa amplia trafegabilidade na Avenida Castelo Branco
Além da nova faixa, a SET implantará a sincronização semafórica

A Prefeitura de Goiânia implementa a terceira faixa em toda a Avenida Castelo Branco, incluindo o entroncamento com a Avenida Mutirão. A medida, que faz parte do Plano Nova Mobilidade, visa ampliação da trafegabilidade e a redução de congestionamentos, especialmente nos horários de pico. No trecho entre as praças Ciro Lisita e Walter Santos, no Setor Coimbra, a via passará por adequação geométrica para acomodar a nova faixa.
Para viabilizar a terceira faixa, foi necessário proibir o estacionamento ao longo dos quase oito quilômetros da via. Como alternativa, mais de 500 vagas estão sendo demarcadas em ruas secundárias próximas. Segundo o prefeito Sandro Mabel, se nada for feito, o tráfego intenso pode até afastar consumidores dos comércios da região.
“O que vemos hoje é que, em grande parte, quem estaciona na frente das lojas são os próprios funcionários ou comerciantes. Muitas dessas lojas já possuem áreas recuadas para clientes, então isso não pode ser um impedimento para medidas que vão melhorar o trânsito e beneficiar milhares de pessoas. Se nada for feito, o tráfego intenso pode até afastar consumidores dos comércios da região. Vamos agir para mudar essa realidade”.
‘Onda verde’: sincronização semafórica para aumentar fluidez
Além da nova faixa, a SET deve implantar a sincronização semafórica, conhecida como “onda verde”, para garantir mais fluidez ao trânsito, reduzindo paradas ao longo do percurso. Segundo a secretaria, a tecnologia permitirá monitoramento e controle automático dos semáforos.
Outra medida ser realizada deve ser a restrição de três conversões à esquerda ao longo da avenida, incluindo a da Rua Jaraguá. Essas interseções frequentemente causam congestionamentos devido à necessidade de múltiplos tempos semafóricos. Com a mudança, a expectativa é reduzir o tempo de espera nos cruzamentos e tornar a circulação mais eficiente.
O projeto também prevê a construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco para a Marginal Cascavel, atendendo a uma demanda antiga dos motoristas que utilizam essa rota diariamente.