Termômetros podem chegar a dois graus negativos no sudoeste de Goiás, nesta quinta (19)
Previsão do Cimehgo é a de que temperatura pode cair a 5ºC em Goiânia
A região sudoeste de Goiás pode registrar as menores temperaturas do Estado durante a semana e chegar a -2ºC devido a frente fria que atinge o Brasil. É o que aponta André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Na capital, a previsão é que os termômetros registrem até 5ºC, sendo a quinta-feira (19) o dia mais frio da semana.
“Os municípios que ficam na região sudoeste do estado de Goiás, como Jataí e Mineiros, o prognóstico é de temperaturas na casa do zero grau podendo ficar até abaixo com -2ºC. Quando se vê no mapa aquele tom branco meio acinzentado atingindo Goiás, são temperaturas de 0ºC a 4ºC. A parte sul do estado também registra temperaturas bem baixas. Aqui em Goiânia a expectativa é de 5ºC a 7ºC, o que para os padrões goianos é uma temperatura muito baixa. Fica nosso alerta para que a população se prepare pois o ar frio chega até em Palmas, no Tocantins”, afirma André.
Segundo André, as menores temperaturas estão previstas para quinta-feira (19), sendo:
- Goiânia: 5ºC
- Jataí: 0ºC, podendo chegar a -1 ou -2ºC
- Mineiros: 0ºC
- Cristalina: 2ºC
- Aragarças: 3ºC
- Porangatu: 9ºC
- Rio Verde: 1ºC
- Anápolis: 4º C
- Águas Lindas de Goiás: 5ºC
- Luziânia: 2ºC
- Catalão: 3ºC
- Itumbiara: 4ºC
O boletim meteorológico ressalta que o frio deve se estender até dia 26 de maio e pode haver ocorrências de geada, que afeta diretamente os setores da agricultura, piscicultura e pecuária, além de deixar em agravar a condição de moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt