PANDEMIA

Testagem detecta 63 casos de Covid na Prefeitura de Goiânia – Paço estuda restrições

Testes em massa apontaram aumento nas infecções na última quarta-feira (12)

Hospitais e laboratórios priorizam teste de Covid para doentes graves - (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Testagem detectou 63 casos de Covid-19 na Prefeitura de Goiânia na última quarta-feira (12). Diante do quadro, o Paço avalia o cenário geral da cidade para definir se vai ou não adotar novas medidas restritivas para conter o avanço do contágio.

A intenção seria de reduzia a circulação de pessoas nos ambientes mais propícios à disseminação de doenças infectocontagiosas.

Ainda na quarta-feira (12), os secretários de Saúde, Durval Pedroso, de Governo, Arthur Bernardes, e o secretário particular e chefe de gabinete do prefeito, José Alves Firmino, se reuniram com representantes dos segmentos comerciais e analisarem as informações relacionadas ao combate à Covid-19 no município.

Fecomércio diz que não haverá novos fechamentos

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, adiantou, após reunião de trabalho com auxiliares do prefeito de Goiânia, que a paralisação do comércio da capital não está entre as medidas pretendidas pela administração para conter a propagação da variante ômicron do coronavírus.

Marcelo Baiocchi disse que a Prefeitura vai recomendar que eventos de que promovam grandes aglomerações sejam evitados.

“Nos foi informado que haverá uma reunião com o prefeito para deliberar e decidir se haverá alguma restrição e que, caso seja adotada alguma restrição, será exclusivamente para estabelecer regras mais rígidas para que haja os eventos de maior aglomeração”, disse.

“As medidas não atingirão as escolas, bares, restaurantes, o comércio em geral, seja na Rua 44, seja nos shoppings centers”, complementou.

A decisão deverá será comunicada até o fim desta semana.

Maior número de casos de Covid-19

Goiânia, assim como todo o país, se vê em meio ao aumento do número de casos de Covid-19, sobretudo após a chegada da variante ômicron. Com isso, houve consequente maior procura por testes e aumento no número de internações.

Só na Prefeitura de Goiânia, foram 63 casos diante de um universo de 979 funcionários. O percentual de positivos é de 6,43.

A testagem foi adotada após surto em duas secretarias: Agência Municipal de Meio Ambiente, com 10 servidores com Covid-19; e Procon Goiânia, com 20 testes positivos.