Testagem em hospitais identificou mais de 28 mil pessoas com Covid em Goiás, diz SES
Segundo a Secretaria da Saúde, a taxa de positividade foi de 29,15%
A testagem realizada em hospitais públicos estaduais identificou mais de 28 mil pessoas com Covid em Goiás, no período de 12 dias. Na segunda-feira (31), o referido serviço foi encerrado nas unidades estaduais e agora permanece na rede municipal em todo o território goiano.
De acordo com a Secretaria da Saúde (SES-GO), ao longo das duas últimas semanas, foram testadas 97.649 pessoas nos hospitais estaduais. Deste número, 28.463 apresentaram resultado positivo para a Covid-19, o que equivale a uma positividade de 29,15%.
Segundo a pasta, a testagem nas unidades de saúde geridas pelo Estado seguiu as orientações do Plano Nacional de expansão da testagem para Covid-19, com o intuito rastreamento e monitoramento dos casos positivos sintomáticos e assintomáticos.
Testagem de Covid continua na rede municipal
Com o fim do período das testagens nos hospitais estaduais, o serviço continuará sendo feito pela Saúde Municipal de cada cidade.
Ainda segundo informações repassadas pela SES, na última semana, conforme pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), 572.420 testes rápido de antígeno (TR-Ag) foram repassados aos municípios, que continuarão testando os pacientes que procurarem os serviços, de forma racional.
A Secretaria ressalta que, em consonância com as novas diretrizes emitidas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, as recomendações atuais são:
Para as unidades de saúde:
– uso criterioso dos TR-Ag independente do nível de atenção da unidade, priorizando os pacientes sintomáticos e seus contatos, além de focar no diagnóstico assistencial da Covid-19;
– notificação de todos os casos testados em até 24 horas nos sistemas oficiais.
Para a população geral, a SES recomenda:
– Vacinação, conforme orientação por faixa etária.
– Reforço da higiene constante de mãos.
– Higiene e ventilação de ambientes.
– Distanciamento social.
– Uso sistemático de máscaras.