RACISMO

Time de Anápolis denuncia ataques racistas de clube rival durante jogo

De acordo com o Anapolina, jogadores do clube foram alvos de ataques racistas do Flugoiania

Foto: Anapolina/Instagram

O clube de futebol Anapolina registrou um boletim de ocorrência junto à polícia após, segundo o time, três de seus jogadores serem alvos de ataques racistas por parte do time rival, durante uma partida de futebol no último sábado (24). O clube alega que, após o término da partida, membros do time Flugoiania insultaram os jogadores do Anapolina com termos racistas e preconceituosos.

A partida entre Anapolina e Flugoiania ocorreu na manhã de ontem, no CT do Anapolina, em Anápolis, e fazia parte do torneio Goiânia Cup Sub 20. Segundo a denúncia, após ser derrotada, a comissão técnica do Flugoiania passou a ofender três dos jogadores do Anapolina. Conforme informado por um veículo local, os membros teriam usado termos como “macacos” e “neguinhos safados”.

O Anapolina declarou, em nota, que “as medidas cabíveis já foram tomadas”, confirmando a lavratura do boletim de ocorrência. “Esperamos que a justiça seja feita e nos solidarizamos com os atletas ofendidos e seus respectivos familiares. Não deve haver espaço para este tipo de atitude”, concluiu o clube.

O que diz o FluGoiania

Também em nota sobre o caso, o Flugoiania chamou a denúncia do Anapolina de “acusação caluniosa na tentativa de se furtar ou de inverter os fatos”. Conforme o time, após o fim da partida, um atleta da equipe é que teria sido agredido “por um atleta da equipe adversária e, na sequência, houve uma agressão coletiva sobre ele”.

“A Associação Atlética Flugoiania de Futebol, repudia qualquer ação discriminatória, especialmente acompanhada de qualquer tipo de violência e, neste particular, considera que os atos racistas e de injúrias raciais praticados dentro ou fora da Instituição são uma afronta aos direitos humanos fundamentais, uma ameaça à vida e um ataque à liberdade”, declarou o time.