"Fui surpreendido"

‘Tio França’ de Anápolis é confundido com homem-bomba de Brasília: “muito constrangedor”

José Bezerra, conhecido como "Tio França", teve sua foto vinculada ao atentado na Praça dos Três Poderes de forma equivocada; entenda

Conhecido como ‘Tio França’, José Bezerra de França Filho, de 70 anos, morador de Anápolis, viu sua vida virar de cabeça para baixo. Afinal, ele foi confundido com o homem-bomba responsável pelo atentado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O apelido de José gerou uma confusão com o codinome do verdadeiro suspeito, “Tiu França”, utilizado por Francisco Wanderley Luiz (foto), o autor das explosões ocorridas na noite de quarta-feira (13/11).

Por coincidência, José, assim como Francisco – o responsável pelas explosões -, já foi candidato a vereador, mas em Anápolis. Ele afirma que a confusão começou depois que sua foto foi compartilhada por engano em perfis de redes sociais e sites de notícias, atribuindo a ele os crimes noticiados. Ele acredita que o erro ocorreu em razão da semelhança dos apelidos.

‘Tio França’ de Anápolis afirma ter sido alvo de notícias falsas

Ao acordar na manhã de quinta-feira (14/11), José se deparou com a notícia vinculada a sua foto, causando muito constrangimento e problemas. “Quando eu acordei, fui surpreendido com uma notícia vinculada ao meu nome, ou melhor, ao meu codinome ‘Tio França’. As fotos mostravam meu rosto e até a imagem dos meus netos. Foi muito constrangedor para mim e minha família”, desabafa José.

“Muitas pessoas entraram no meu perfil do Instagram, mandando mensagens, dizendo que era eu, causando um transtorno enorme”, continua. 

Vítima de Anápolis relata ter sofrido ataques virtuais e ameaças, diz advogado

Além do desgaste emocional, a divulgação da imagem de José culminou em ataques virtuais e ameaças, reforça o advogado Gabriel Fonseca,que integra o escritório Celso Cândido de Souza (CCS) Advogados. “Em Anápolis, ele é muito conhecido por sua dedicação à igreja e por ser ex-militar. Ele tem uma vida ilibada”.

“Essa confusão de apelidos levou páginas do Instagram e sites a publicarem fotos erradas, incluindo algumas com ele e seus netos. Isso causou danos irreparáveis à sua reputação”, destaca o representante.

Após série de fake news, José Bezerra prepara ação na Justiça

O advogado de José Bezerra de França Filho informa que toma as providências legais. “Entramos em contato com as páginas de Instagram, mas não recebemos resposta. Pedimos a remoção das imagens, pois elas expõem injustamente uma pessoa inocente. A responsabilidade de quem publica uma notícia é verificar a veracidade das informações e imagens, o que não foi feito neste caso. Estamos tomando as medidas legais para remover essas publicações e buscar reparação pelos danos causados.”