Covid-19

Todos os 4 pacientes identificados com a variante ômicron em Aparecida receberam alta médica

Os quatro pacientes identificados com a variante ômicron do novo Coronavírus em Aparecida já receberam…

Os quatro pacientes identificados com a variante ômicron do novo Coronavírus em Aparecida já receberam alta médica. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante o período em que estiveram com a Covid-19, todos os pacientes foram acompanhados pela telemedicina e não houve necessidade de internação. Eles foram orientados a seguir o isolamento social até o fim do ciclo viral.

Os primeiros dois casos da nova variante foram identificados no dia 12 de dezembro. Elas são duas mulheres, de 20 e 46 anos, residentes nos bairros Santa Luzia e Chácaras Bela Vista que tiveram contato com um casal de missionários vindo de Luanda (África), em decorrência de um evento religioso realizado em Goiânia entre os dias de 3 a 5 de dezembro.

Depois dos missionários saírem do estado, as duas mulheres começaram a apresentar sintomas e foram testadas. O teste deu resultado positivo para Covid-19 nos dias 8 e 9 de dezembro. Após investigação epidemiológica realizada pela SMS, que trouxe à tona o histórico de contato com viajantes da África, as análises foram enviadas ao programa de sequenciamento genômico.

Todos os pacientes identificados com a variante ômicron tiveram contato entre si

Os dois últimos casos da variante ômicron de Aparecida foram identificados no dia 18 de dezembro. Os dois pacientes estão com esquema vacinal completo e também já receberam alta médica. A SMS alega que todos os quatro casos de infecção pela nova variante do Coronavírus de Aparecida estão relacionados entre si. Estes pacientes são um homem de 51 anos que teve contato com um dos dois primeiros casos confirmados da variante e uma mulher de 48 anos que participou do evento religioso em Goiânia.

A SMS afirma que os testes RT-PCR para Covid-19 são realizados três dias após os sintomas começarem a aparecer nos pacientes. Apenas depois que os resultados das análises forem positivadas para infecção, as análises são enviadas para o sequenciamento genético, que identifica as cepas do Coronavírus. Como todos os pacientes identificados com a ômicron se contaminaram entre si, tendo como ponto em comum um evento que ocorreu no início do mês de dezembro, o ciclo viral já foi encerrado em todos os pacientes identificados com a variante ômicron.