Trabalhadores de mina em Crixás paralisam atividades por insegurança e falta de reconhecimento
Ato ocorre para provocar a empresa para uma negociação; sem acordo, mineiros podem deflagrar greve geral, diz sindicato
Mais de 600 trabalhadores da mina da Mineração Serra Grande Anglogold, em Crixás, paralisaram os trabalhos desde a última quinta-feira (29). O motivo é a falta de segurança no subsolo, bem como o direito de receber a participação nos lucros da empresa Usina Serra Grande, responsável pela mina – benefício que chega aos administrativos, mas não aos mineiros.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Extrativas do Vale do Rio Crixás, João Luís Antunes Araújo explicou ao Mais Goiás explicou que falta ventilação para oferecer segurança no local. Além disso, o telamento que protege os profissionais também não é seguro.
Segundo ele, o calor confinado ultrapassada 33ºC, o que não é permitido pela legislação. Com a falta de ventilação adequada, a sensação térmica vai além dos 40ºC. “Está arriscado, os trabalhadores não têm confiança.”
Questionado há quanto tempo existe essa insegurança, ele afirma que já dura mais de três anos. O presidente argumenta que a rotatividade dos responsáveis pela empresa impediu que as negociações andassem. “Agora os trabalhadores resolveram parar.”
De acordo com ele, a paralisação era para tentar “acordar a empresa”. “Provocou a reação da empresa de tentar negociar. A gente colocou uma proposta para ela, achando que seria interessante, porém, ela fez uma proposta de negociar uma participação nos lucros no futuro, deixando de lado 2023”, lamentou.
Na segunda-feira (4) haverá uma assembleia e, caso não seja atendida a demanda do trabalhador, pode ocorrer uma greve geral, revela João Luís. Ele informa, contudo, que a “Serra Grande abriu espaço para diálogo” nesta tarde de sábado (2).
O portal entrou em contato com a companhia, que respondeu:
A AngloGold Ashanti informa que o Programa de Participação nos Resultados (PPR), acordado entre empresa e empregados, é baseado em regras e metas estabelecidas para o seu recebimento. Durante todo o ano, a empresa divulga junto aos seus empregados os resultados alcançados. Infelizmente, as metas da diretoria de Operações da Serra Grande não foram atingidas no ano de 2023, acarretando o não recebimento da PPR.
Sobre as condições de trabalho, a empresa afirma que aplica, em suas operações, todas as normas e parâmetros de segurança exigidos pela legislação, além de utilizar as melhores práticas para garantir o bem-estar dos empregados que trabalham no subsolo. Desta forma, reafirma que a segurança é um valor inegociável para a nossa empresa.
A AngloGold reitera seu compromisso em manter uma comunicação transparente e aberta com todos os envolvidos. A empresa segue à disposição para esclarecer qualquer dúvida adicional e se mantém comprometida a trabalhar em estreita colaboração com seus empregados para superar os desafios e buscar oportunidades de melhoria contínua em suas operações.