GOIÁS

Trabalhadores do transporte coletivo são incluídos no grupo prioritário contra Covid

Trabalhadores do transporte coletivo foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra a…

Trabalhadores do transporte coletivo foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19, em Goiás. Para se imunizar, é preciso apresentar a carteira de trabalho ou crachá; contracheque com documento de identidade e/ou carteira de sócio dos sindicatos de transportes (categoria profissional) ou cooperativas. Para a categoria, é preciso de agendamento.

Podem se vacinar profissionais que atuam na manutenção de veículos e maquinários, nas operações (motoristas, cobradores, fiscais, etc.) e dos serviços administrativos. As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por unidade federativa estão no novo informe técnico do Ministério da Saúde.

No início de abril, motoristas do transporte coletivo da Grande Goiânia realizaram greve pediram vacinação prioritária para a categoria. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coeltivo Urbano de Goiânia, Sérgio Reis, apontou que a paralisação solicitava a imunização e segurança dos motoristas durante a pandemia de Covid-19. À época, ele informou que 26 trabalhadores já morreram por causa da doença. Além disso, pelo menos 300 foram contaminados.

Nesta quinta-feira (1), em Goiânia, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia vacina apenas três grupos contra a Covid-19, nesta quinta-feira (1º). Os grupos contemplados são: trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg); gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e pessoas com atraso no recbimento da segunda dose.

A vacinação para os demais grupos deve ser retomada assim que o município receber nova remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde. Goiás recebeu dois carregamentos com um total de 163.690 vacinas contra a Covid-19. A primeira parte do 28º lote chegou na noite de quarta-feira (30), com 126.250 doses do imunizante da AstraZeneca. Na madrugada desta quinta-feira, foram outras 37.440 unidades da Pfizer.

Inclusão

Apesar de a inclusão ocorrer agora no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, em alguns estados e municípios a categoria já estava sendo imunizadas por iniciativa das gestões locais. Aparecida de Goiânia, por exemplo, já tinha iniciado a vacinação destes profissionais.