Trânsito na região da Pecuária de Goiânia terá apenas um bloqueio total
O trânsito da região próxima ao Parque de Exposições Agropecuárias, no setor Nova Vila, em…
O trânsito da região próxima ao Parque de Exposições Agropecuárias, no setor Nova Vila, em Goiânia, sofrerá mudanças a partir desta sexta-feira (17). Alterações essas que permanecerão vigentes até o dia 26 de maio, para, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), dar mais fluidez ao tráfego em razão da 74ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Segundo a pasta, haverá apenas um bloqueio total nesta edição do evento. Porém, bloqueios temporários poderão ser adicionados nas noites de grandes shows, caso necessário. A região será monitorada por 14 agentes de trânsito.
De acordo com o titular da SMT, Fernando Santana, a única interdição fixa é o fechamento do cruzamento entre a Avenida Armando de Godoy e 5° Avenida. Os bloqueios temporários deverão afetar, principalmente, o encontro das ruas 200 e 227, o acesso à Marginal Botafogo; o cruzamento da 5° avenida com a Independência; bem como o das avenidas Independência e Araguaia. No sábado, dia que é esperando um grande público, agentes vão realizar sinalizações com cones e cavaletes para ajudar o acesso dos motoristas aos locais de passagem permitida.
“O que estamos fazendo é exatamente o que fizemos no ano passado. Até a edição retrasada, tinha-se uma prática de mudar muitas ruas envolta da pecuária, mudando o sentido e as transformando em mão única. Isso causava um grande transtorno para pessoas que residem na região e até mesmo àquelas que procuravam o Parque Agropecuário. O motorista tinha um caminho na cabeça e quando chegava aqui estava tudo ao contrário”, contou ao Mais Goiás.
Conforme explica o secretário, a estratégia foi manter tudo dentro da normalidade para não confundir os condutores. “Nossa proposta é facilitar o trânsito da região, que já tende a ser complicado por conta da quantidade de pessoas. As pequenas alterações são as mesmas da edição passada, mas, agora, com a ampliação do monitoramento da SMT”, disse. No período noturno, 14 agentes devem monitorar a região.
Fernando Santana afirmou ainda que espera a compreensão e auxílio do público. “As pessoas precisam entender que haverá, sim, uma superpopulação na região. Então não tenha pressa. Quem vier de carro próprio tenha consciência de parar um pouco mais distante do Parque. Todos têm que vir preparados para o que está acontecendo no local. Muitas pessoas vêm de carro e se estressam antes de chegar ao show. É preciso que a população participe da festa e contribua com o trânsito”, disse.
Estacionamento
Segundo a SMT, o estacionamento da Rua 250 será controlado com recuo do controle da entrada e saída no encontro com a 5° avenida. Haverá também área reservada para mototaxistas na Avenida Fuad Rassi e na Rua 250. Táxis terão posições na Rua 250, 5ª Avenida e Armando de Godoy com a 5° Avenida.
A grande novidade no trânsito para esta edição da Exposição é a manutenção de um ponto com seis vagas para embarque e desembarque de veículos de aplicativos. O ponto de referência será em frente a entrada principal do Parque, na Rua 250.
A Secretaria conversa com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo na tentativa de aumentar o quantitativo de ônibus que liguem outras regiões ao Parque. Porém, até o momento, não há nada definido neste sentido.
No mapa abaixo podem ser visualizados os locais em que será proibido o estacionamento em qualquer hora do dia, além dos pontos que serão liberados após as 18h: