PROMESSA DE FACILIDADE

Transporte coletivo de Goiânia terá bilhete único e outras novidades: veja quais

A região Metropolitana de Goiânia terá sete novas funcionalidades no transporte coletivo, entre elas o…

A região Metropolitana de Goiânia terá sete novas funcionalidades no transporte coletivo, entre elas o bilhete único e os cartões família e pós-pago. Esses produtos foram anunciados após uma reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), nesta sexta-feira (25).

Os sete novos produtos tarifários são: bilhete único, bilhete do dia, bilhete uma semana e bilhete meia tarifa; e também o cartão pós-pago, cartão familia, cartão assinatura. (Veja ao fim da matéria mais detalhes sobre cada produto).

Todas as novas funcionalidades fazem parte do projeto da nova Rede Metropolitana de Goiânia (RMG), que substitui a RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo.

O objetivo da nova política é que, por meio do uso de bilhetes digitais e cartões eletrônicos de embarque, os passageiros tenham facilidade de acessar os ônibus. Além disso, buscam tornar mais simples a integração de vários modais de transporte, com integrações, inclusive, fora dos terminais.

“O projeto prevê de forma clara a democratização do acesso ao transporte público coletivo, um direito social e responsabilidade do Estado”, afirma Tarcísio Abreu, presidente da CMTC.

O projeto prevê o início da implantação de algumas novidades já em abril de 2022. Contudo, os valores só poderão ser calculados após a definição da politica pública de financiamento do sistema.

No caso do bilhete único, por exemplo, a expectativa é custe a metade do valor para o transporte em até 5 quilômetros (km). O colegiado também vai definir a manutenção da tarifa cobrada do usuário em R$ 4,30.

Secretário de projetos da prefeitura de Goiânia, Arthur Bernardes, lança novidades no transporte coletivo (Foto: Prefeitura)
Secretário de projetos da prefeitura de Goiânia, Arthur Bernardes, lança novidades no transporte coletivo (Foto: Prefeitura)

Novos produtos tarifários

1. Bilhete Único

Será implantado em abril. Valerá por duas horas e meia (150 minutos) e permite integração fora dos terminais. Um dos benefícios, segundo a companhia, é que ele reduz o custo por viagem e o tempo gasto com o deslocamento. Além disso, vai funcionar com o Cartão Fácil.

2. Cartão Assinatura

O cartão assinatura é uma modalidade semelhante ao do Vale Transporte usado atualmente pelas empresas. Através dele, os empregadores pagam a assinatura que é valida por 30 dias e possibilita até oito embarques diários. Também funciona com o Cartão Fácil.

3. Cartão-Família

Valerá apenas aos finais de semana. Ele terá valor único e o passageiro titular poderá utilizá-lo para viajar com mais quatro pessoas cadastradas. Ele também vai funcionar com o Cartão Fácil.

4. Bilhete um Dia

Será um bilhete digital válido por um dia inteiro. Irá permitir a integração fora dos terminais, também com o mesmo objetivo de reduzir o tempo de viagem e o custo.

5. Bilhete uma Semana

Com validade de uma semana, permitirá a integração fora dos terminais, também com a proposta de tempo e custo reduzidos.

6. Cartão PósPago

O cartão pós-pago vai permitir que o passageiro pague sua passagem depois de usar o serviço. É como uma espécie de “sem parar” nos ônibus da nova RMG.Uma vez que o gasto com as passagens, será enviado por uma fatura ao final do mês. Segundo a RMG, o cartão pós–pago dará maior liberdade para o usuário por não exigir compra antecipada.

7. Bilhete Meia Tarifa

Ideal para curtas distâncias, vai custar a metade do valor da tarifa vigente, de R$ 2,15. Será válido para percursos de até 5km.