ACESSIBILIDADE

TRE-GO avança em inclusão ao preparar primeiro mesário com deficiência visual para as eleições

O voluntário ocupará função com auxílio de uma tecnologia

Pela primeira vez na história, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), terá a participação de um mesário com deficiência visual para trabalhar nas eleições municipais deste ano. Uma reunião para iniciar a preparação de sua inclusão foi feita no começo deste mês e representa um avanço significativo na acessibilidade eleitoral no estado. A iniciativa repete um modelo parecido com o que ocorreu no Ceará, durante o pleito de 2022.

Veimatos Caldeira Duarte, o mesário que ocupará a nova função, enfrentará a tarefa com o auxílio da tecnologia NVDA, um software de leitura de tela que será crucial para sua atuação. Familiarizado com a voz sintética para leitura de documentos, Veimatos iniciará os treinamentos necessários para se adaptar ao novo papel. O encontro contou com a presença da juíza eleitoral da 1ª Zona, Maria Umbelina Zozetti e da chefe do cartório, Danielli Prado. Junto com outros servidores, eles discutiram os procedimentos necessários para adaptação das funções.

Como mesário da 1ª Zona Eleitoral, Veimatos será responsável pela verificação do nome e número de inscrição dos eleitores na lista de votação, que depois será entregue à presidente da mesa. Embora exerça seu direito de voto desde os 16 anos, Veimatos decidiu se tornar mesário aos 51 anos motivado pelo desejo de enfrentar um novo desafio e inspirar outras pessoas com deficiência a se engajarem no processo eleitoral. Em suas palavras: “O que me motivou a voluntariar foi a oportunidade de realizar algo novo e desafiador, além de encorajar outras pessoas com deficiência a também se envolverem com a Justiça Eleitoral. Espero que todos que consideram exercer ativamente seu papel de cidadão realmente o façam.”