Mobilidade

Trecho das obras de prolongamento da Marginal Botafogo será entregue em julho

O projeto prevê a canalização de 180 metros do Córrego Botafogo; a construção de novas pontes e a construção das alças de acesso e saída na Avenida 2ª Radial

O prolongamento de 2,2 quilômetros da Marginal Botafogo, ligando a Avenida 136 à 2ª Radial, é um dos principais serviços da prefeitura no âmbito da mobilidade urbana. Em visita às obras, na manhã desta segunda-feira (25/4), o prefeito Paulo Garcia destacou que todas as intervenções estão sendo feitas respeitando o Meio Ambiente. “Estamos tendo um cuidado muito grande para interferir o mínimo possível na natureza. Com as intervenções que estão sendo realizadas, vamos garantir a prevenção de futuras erosões e a preservação das nascentes na região”.

Orçada em R$ 26 milhões, a obra está sendo executada pela Construtora Central do Brasil em parceria com a Elmo Engenharia, empresas vencedoras da licitação. O projeto prevê a canalização de 180 metros do Córrego Botafogo para melhorar o escoamento de água e evitar erosões; a construção de novas pontes que vão unir as regiões Sul e Norte da cidade e a construção das alças de acesso e saída na Avenida 2ª Radial. Atualmente, os operários trabalham em duas frentes: na construção do canal sob a Avenida 2ª Radial e na fundação da ponte na Rua 1018, que vai ligar os setores Pedro Ludovico e Jardim Goiás pela Vila São João.

Moradora da Rua 1018 há 40 anos, Maria Vital está entusiasmada com o andamento das obras: “Vai ser bom demais da conta! A gente mora aqui há muitos anos esperando que isso aconteça. Vai facilitar acesso para o Centro, porque a marginal vai passar aqui na frente”.

O mesmo sentimento é compartilhado por Cleunice Moreira, que vive na região há 52 anos. “Antes, aqui era só terra e tinha muito buraco. Melhorou depois que colocou esse asfalto, mas vai melhorar muito mais agora com a ponte, porque temos crianças que estudam do outro lado e é muito perigoso atravessar. Vai ser maravilhoso!”, disse a dona de casa.

Fabrício Menezes, diretor de supervisão de obras públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), contou que a melhoria esperada pelas moradoras da rua está prestes a se tornar realidade: “Já executamos alguns pilares e a mesoestrutura da ponte da 1018. A previsão para finalizar esta etapa é início de julho, já liberando o tráfego da via, que servirá de apoio quando a 2ª Radial for interditada para a construção das pontes”.