Operação Carnaval

Trezentos quilos de agrotóxicos contrabandeados são apreendidos na divisa GO/BA

Trezentos quilos de agrotóxicos contrabandeados foram aprendidos, nesta segunda-feira (24), na GO-108, região de Posse,…

Trezentos quilos de agrotóxicos contrabandeados foram aprendidos, nesta segunda-feira (24), na GO-108, região de Posse, na divisa entre Goiás e Bahia. O defensivo agrícola confiscado era de origem paraguaia.

Segunda a Polícia Militar (PM), o condutor de uma Caminhonete Toyota/Hilux SW4 apresentou nervosismo em excesso ao ser abordado pela corporação. Ao verificar o compartimento de carga do veículo, a PM encontrou 300 kg de agrotóxicos.

Aos policiais, o suspeito, preso em flagrante, afirmou ter pego o automóvel em Mundo Novo, Mato Grosso do Sul, que fica na fronteira do Brasil com o Paraguai. O destino era Salvador, na Bahia.

Tanto o suspeito quanto o veículo e a carga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (PC) de Posse, em Goiás. O valor estimado do produto é de R$ 500 mil, segundo a Polícia Militar. Esta ação faz parte da Operação Carnaval.

Contrabando

Ainda de acordo com a polícia, o defensivo agrícola seria misturado com outros produtos e vendido como agrotóxico brasileiro, ou até mesmo falsificado. Ele seria comercializado de forma líquida. O produto, que não é conhecido, poderia fazer mal ao meio ambiente, e à população, de acordo com o informado.

Vale destacar, que a Agrodefesa informou à Polícia Militar que, apesar da produção de alimentos ter aumentado, a venda de agrotóxicos diminuiu. Em decorrência disso, somente em 2020, foram apreendidos cerca de cinco toneladas de defensivos agrícolas contrabandeados, segundo a corporação.

 

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira