102 ANINHOS

Trindade comemora 102 anos com desfile, missa e benefícios para servidores

Cidade possui hoje mais de 17 mil empresas ativas e outras 41 em construção

Trindade comemora 102 anos com desfile, missa e benefícios para servidores (Foto: Prefeitura de Trindade)

A capital da Fé de Goiás completa, nesta quarta-feira (31), 102 anos de emancipação política do Distrito de Santa Cruz. Localizada na região metropolitana de Goiânia e considerada a 8º cidade mais populosa do Estado, com mais de 130 mil habitantes, Trindade celebra seu aniversário com direito a desfile cívico-militar, missas e sanções de leis que beneficiam o setor da Educação e servidores públicos.

Festejos

A comemoração iniciou com Missa em Ação de Graças na igreja Matriz às 8h da manhã. Depois, às 9h, a banda da Polícia Militar, civil, bombeiros, escolas, pelotões da assistência social, infraestrutura e cultura realizaram um desfile no Santuário Basílica do Divino Pai eterno. O desfile teve uma pausa na Igreja Matriz para o tradicional parabéns à cidade.

Trindade comemora 102 anos com desfile, missa e benefícios para servidores (Foto: Prefeitura de Trindade)

Um palco das autoridades foi montado e usada para cantarem o Hino Nacional Brasileiro e para expor os projetos sancionados. Entre eles estão a Bolsa Mestrado e cargos para progressão de professores municipais P3 para P4. Além de dois reajustes salariais de servidores municipais de algumas categorias.

O Terço dos Filhos do Pai Eterno celebra o aniversário desde as 17h15, com transmissão pela TV Pai Eterno, e às 19h30, entra no ar com transmissão pela Rádio Difusora Goiânia.

Trindade comemora 102 anos com desfile, missa e benefícios para servidores (Foto: Prefeitura de Trindade)

Na noite de terça-feira (30), a cidade recebeu os sertanejos Humberto e Ronaldo, além do DJ Ney Magrine e do cantor Leandro Fakinni. Teve ainda sorteios de geladeira, televisão, bicicleta e celulares.

Divino Pai Eterno

Trindade, que começou no meio rural e serviu de ponto de intercâmbio de tropeiros, carreiros e boiadeiros no século XIX, recebe milhares de devotos por ano na Festa do Divino Pai Eterno. Tradição essa que começou com um casal de lavradores mineiros que saíram de sua região e seguiram para o povoado de Barro Alto, onde se instalaram ás margens de um córrego de água salobra e barro escuro.

Romeiros caminham da Igreja Matriz ao Santuário Basílica durante Procissão da Penitência, em Trindade (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram no córrego um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria por volta de 1840. A partir desta data, os dois se reuniam com familiares, vizinhos e amigos para rezar o terço em devoção ao Divino Pai Eterno. Com o passar dos anos, os encontros atraíram um número cada vez maior de fiéis e a casa do casal ficou pequena para abrigar os devotos. Assim, em meados de 1948, os mineiros construíram uma capela e o quantitativo de pessoas continuou a crescer.

Peregrinação

Com a alta procura pela Santíssima Trindade, Constantino decidiu encomendar uma réplica maior da imagem do medalhão. Conforme a tradição, o responsável pela obra esculpida em madeira foi o artista José Joaquim Veiga Valle, que residia em Pirenópolis.

Na data da entrega, Constantino foi buscar a obra, mas o dinheiro que levou não foi suficiente para pagar e assim, precisou deixar o cavalo para completar o pagamento. Carregando a imagem, o lavrador caminhou a pé de Pirenópolis até Barro Alto e foi recebido com celebração pelos moradores. Iniciou-se então, a peregrinação anual ao Santuário.

Mais Goiás.doc acompanha a retomada da Romaria de Trindade
Retomada da Romaria de Trindade (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Com o tempo, histórias de milagres e graça se espalharam pela região e com a chegada de cada vez mais devotos, a população organizou romarias que, atualmente, chegam a receber até 3,2 milhões de fiéis.

Setor comercial

Além do turismo religioso, Trindade é uma cidade de grande relevância econômica e comercial. Até julho de 2022, a contava com 17.334 empresas ativas além de 25 polos industriais em funcionamento e outros 41 em construção. A previsão, segundo a prefeitura, é que gere 3 mil novos empregos.

Em cursos de qualificação e capacitação profissional, já são 7,2 mil vagas preenchidas e novas vagas devem surgir até o fim do ano.

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira