INVESTIGAÇÃO

Trindade: polícia suspeita que fraudes iniciadas na gestão passada continuam

Após cumprir 40 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (30), a Polícia Civil desconfia…

Após cumprir 40 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (30), a Polícia Civil desconfia que fraudes iniciadas na gestão passada na Prefeitura de Trindade continuavam acontecendo em 2021. Na casa de um secretário municipal, que está na prefeitura desde a gestão passada, os agentes apreenderam R$ 150 mil em dinheiro.

De acordo com o delegado João Carlos de Freitas Júnior, adjunto da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP), as investigações apontam que, entre 2018, e 2019, agentes públicos e empresários se uniram para fraudar licitações na contratação de empresas que atuavam na locação de tendas, abastecimento, e no fretamento de veículos e máquinas para a Prefeitura de Trindade. O superfaturamento, ou a não prestação destes serviços teriam provocado, segundo ele, um prejuízo estimado em R$ 30 milhões aos cofres do município.

“Nós já temos indícios de que essa fraude realmente aconteceu na gestão passada, e as apreensões realizadas hoje, de computadores, documentos, e celulares, podem trazer provas de que o esquema criminoso continuava acontecendo também agora, já que na casa de um atual secretário, que exercia a mesma função no mandato anterior, encontramos uma significativa quantidade de dinheiro em espécie”, relatou João Carlos de Freitas Júnior.

Ao todo, ainda de acordo com o delegado, estão sendo investigadas 40 pessoas, entre servidores municipais, empresários, e alguns suspeitos de atuarem como “laranjas”. Nomes, idades e funções dos investigados não foram divulgados. Duas espingardas e uma pistola foram localizadas durante o cumprimento dos 40 mandados de busca e apreensão, cumpridos em Trindade, Iporá, e Goiânia.

Além de indiciar criminalmente os envolvidos, a polícia espera conseguir recuperar o dinheiro que teria sido obtido por eles de forma ilícita. Por meio de nota, a Prefeitura de Trindade disse que colabora com as investigações, e que tem interesse na apuração dos fatos ocorridos na gestão passada. Veja abaixo o que diz a nota, na íntegra.

“A Procuradoria Geral do Município de Trindade informa que, no início da manhã desta quarta-feira, 30.06, integrantes da Polícia Civil do Estado de Goiás comunicaram que haveria uma ação no Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira. Foi determinada então total cooperação e acesso à equipe. Esta procuradoria já solicitou o acesso aos autos, que segundo informações, tiveram origem no início ano passado.

Por volta das 9h da manhã, após coleta de papéis e computadores, os agentes deixaram as dependências do Centro Administrativo, que manteve suas atividades normais durante todo o dia. A prefeitura de Trindade é a principal interessada na rápida e justa elucidação dos fatos e está a disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento”.