Turistas resgatados no Parque de Terra Ronca agradecem equipes de buscas
Atuaram na ocorrência cerca de 20 pessoas, a cavalo, em moto e a pé. Eles se perderam em uma trilha após saírem da caverna
Os turistas resgatados após desaparecerem em uma caverna do Parque Estadual de Terra Ronca gravaram um vídeo agradecendo o apoio da população e de todas as equipes que ajudaram nas buscas por eles desde a noite de domingo até o resgate nesta segunda-feira (1º). Eles se perderam em uma trilha ao saírem da caverna, e não se feriram.
“Quero agradecer o pessoal do ICMBio, da brigada comunitária, do Corpo de Bombeiros, dos condutores, e muito obrigado à população de São João, de Terra Ronca. Muito obrigado” disse o homem que não teve o nome divulgado.
Na imagem, os turistas são: o de boné, que fala à câmera, o de camisa roxa, e os dois de preto que aparecem no canto esquerdo. Os outros que estão no vídeo são os brigadistas que ajudaram nas buscas.
Saiba mais
- Grupo de turistas desaparece ao entrar em caverna no Parque Estadual Terra Ronca
- Turistas desaparecidos em Terra Ronca fizeram contato à noite com a família e disseram estar com frio
- Idoso com mobilidade reduzida e motociclista acidentado estão entre os turistas desaparecidos em caverna
Desaparecimento
Atuaram na ocorrência cerca de 20 pessoas, a cavalo, em moto e a pé. Eram funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de guias, de uma brigada comunitária e de moradores da região.
O grupo entrou na caverna por voltas das 14h, sem o auxílio de guias locais, apenas com celulares como meio de iluminação. Uma mulher, namorada de um deles, disse que ficou de fora aguardando que eles voltassem, porém, o grupo não retornou ao ponto de origem. Momento em que os bombeiros foram chamados.
Parque Estadual de Terra Ronca
O Parque Estadual da Terra Ronca (PETeR) é situado nos municípios de Guarani e São Domingos de Goiás, e consiste em um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul.
A região possui cavernas, grutas e dolinas, que abrigam fauna e flora exclusivas desses ambientes, assim como espécies do Cerrado que estão ameaçadas de extinção. Cachoeiras, cascatas e rios de águas cristalinas compõem o cenário frequentemente explorado por ações de ecoturismo.