2021

UEG retoma aulas presenciais somente no ano que vem

Apenas atividades práticas e de laboratório presenciais estão liberadas, informou a universidade

Governo discorda de critérios para abertura de turmas em campus da UEG
(Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) voltará com as aulas presenciais somente em 2021. A instituição informou que os encontros seguirão de forma remota, pelo menos, até o dia 19 de dezembro, quando serão concluídas as atividades em 2020, conforme calendário apresentado e aprovado pelo Conselho Superior Universitário (CSU). Apenas atividades práticas e de laboratório presenciais estão liberadas.

A decisão foi planejada e tomada pelo Comitê de Ações Emergenciais da UEG, que foi criado para tratar as ações institucionais relacionadas à pandemia de Covid-19. A instituição explicou que, embora o Comitê de Operações Emergenciais do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as autoridades sanitárias de alguns municípios tenham facultado a possibilidade de volta das aulas presenciais, desde que obedecidos os protocolos de biossegurança e o distanciamento social, a instituição não tem condições estruturais para que retorno imediato aconteça.

Além disso, a universidade informou que há uma empresa de limpeza contratada, de maneira emergencial, apenas para atender a necessidade de manutenção das instalações físicas para os cursos em Câmpus e Unidades Universitárias que optarem pelas aulas práticas e atividades de laboratório presenciais no semestre 2020/2. Mas para um retorno de todas as atividades presenciais, mesmo de forma revezada, não haveria tempo.

“Além disso, também está em curso a contratação de insumos e equipamentos de proteção de forma mais ampla relacionados com a prevenção à Covid-19, mas esse processo ainda não foi finalizado e não há tempo suficiente para sua efetivação. Os insumos disponíveis são suficientes apenas para o possível funcionamento de aulas práticas e atividades de laboratório”, disse a universidade.

Conforme a UEG, outro ponto a ser considerado é que o planejamento da universidade prevê carga horária para os professores com as aulas remotas até o fim do atual semestre. “Sendo assim, cabe ressaltar que resta pouco mais de um mês para o fim das atividades e a UEG não vê de maneira razoável a possibilidade de mobilização geral para que as aulas presenciais retornem ainda este ano”, afirmou a unidade de ensino superior.

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira