Educação

UFG e FacUnicamps são as instituições mais bem avaliadas pelo MEC em Goiás

Nesta terça-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o ranking anual do Índice Geral de…

Nesta terça-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o ranking anual do Índice Geral de Cursos (IGC). O ranking é o principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, e em Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) ficou em primeiro lugar, seguida pela Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps), em 2º lugar.

A FacUnicamps é a melhor instituição de ensino superior particular do Estado há seis anos consecutivos. Localizada no bairro de Campinas, a faculdade conta com 13 cursos de graduação e 15 de pós-graduação.

A FacUnicamps e firmou entre as 50 melhores faculdades do Brasil (47ª posição) e entre as 100 melhores instituições no ranking geral do País (83ª posição, dentre 2.085 instituições avaliadas).

A diretora-geral da FacUnicamps, Patrícia Mendonça, comemora. “Há 6 anos quando conseguimos pela primeira vez alcançar esse título, traçamos como meta nos manter no topo. Para isto, temos feito investimentos na qualificação do corpo docente e melhoria da nossa infraestrutura”.

Patrícia lembra que a FacUnicamps chegou a superar a UFG no ranking por dois anos, e afirma que “o resultado é um desempenho acima da média, disputando o primeiro lugar com a UFG, que é a referência de ensino superior no Centro-Oeste”.

Confira o Rankings com as melhores e piores instituições:

Ranking das dez melhores instituições (Reprodução)
Ranking das dez piores instituições (Reprodução)

Avaliação

A nota do IGC varia de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias.

Instituições que ficam abaixo de 3 não podem se expandir, ou seja, não podem construir novos campus, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas.