Aparecida de Goiânia

UFG e prefeitura assinam convênio para conclusão das obras no Câmpus Aparecida

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a prefeitura de Aparecida de Goiânia formalizaram nesta…

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a prefeitura de Aparecida de Goiânia formalizaram nesta segunda-feira (13/3) um convênio para a realização de obras de infraestrutura na sede da instituição, em construção na região Leste da cidade. A assinatura ocorreu na sala de reuniões da prefeitura, durante visita do reitor da UFG, Orlando Amaral, ao prefeito Gustavo Mendanha.

Um dos objetivos do encontro, segundo o reitor, foi reafirmar a parceria entre a Universidade e o município na construção do câmpus de Aparecida, que já vinha ocorrendo na gestão anterior. A previsão é de que a primeira etapa da obra seja concluída no fim deste ano.

“Estamos no terceiro mês de gestão e já demos andamento a uma série de ações integradas iniciadas na gestão anterior, assim como a parceria com a UFG. Nosso objetivo também é tornar Aparecida um polo de inovação e tecnologia, e a parceria com a Universidade Federal é muito importante para desenvolvermos esse projeto. É nosso desejo que a instituição esteja cada vez mais próxima da cidade, tanto em parcerias como na transferência de inteligência e conhecimentos”, garantiu o prefeito Gustavo Mendanha.

Atualmente, a UFG oferece três cursos em Aparecida de Goiânia, no prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), localizada no setor Conde dos Arcos. Além do espaço cedido à instituição federal, a prefeitura também auxilia com profissionais de serviços gerais para dar condições de funcionamento às duas universidades. Cerca de 600 alunos são atendidos atualmente nos cursos de Engenharia de Produção, Geologia e Engenharia de Transportes.

“O próximo curso será de Engenharia de Materiais, mas precisamos do novo prédio para a implantação de novos cursos, pois já extrapolamos a estrutura oferecida pela UEG”, explicou o reitor. “Precisamos definir uma série de ações em parceria que possam viabilizar e agilizar a implantação do nosso câmpus aqui. Mas para entrar em funcionamento pleno temos também que urbanizar o espaço, melhorar o acesso, garantir a infraestrutura que cabe tanto à UFG quanto à prefeitura”, reiterou.

Nesse sentido, o convênio assinado nesta segunda-feira prevê o investimento de R$ 13 milhões por parte do Tesouro Municipal na construção e pavimentação do novo acesso ao câmpus de Aparecida, arruamento da parte interna e urbanização, que inclui iluminação e outros serviços de infraestrutura.

“A reunião também foi importante para ajustarmos os prazos, pois a conclusão das intervenções da prefeitura precisa coincidir com as obras da UFG, e precisamos de prazo também para a licitação. Essa sincronia é muito importante”, destacou o secretário de Finanças do município, André Luiz Ferreira da Rosa, responsável pela elaboração do convênio.