ENSINO

UFG está entre as vinte melhores universidades do país, segundo RUF

Divulgado na última segunda-feira (7), o Ranking Universitário da Folha (RUF), que elege as melhores…

Divulgado na última segunda-feira (7), o Ranking Universitário da Folha (RUF), que elege as melhores universidades do Brasil, colocou a Universidade Federal de Goiás (UFG) entre as vinte primeiras colocadas. Com a média 83,58, a UFG ficou na vigésima colocação, mesma posição conquistada em 2018. A universidade também foi destaque no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com mais de 76% dos cursos com conceitos 4 ou 5 nas provas.

A avaliação RUF avaliou 197 institutos públicos e privados de ensino de todo o país. O ranking usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

O RUF também traz uma avaliação de 40 cursos de graduação, com base em dois aspectos: ensino e mercado. Nesse ranking, alguns dos destaques da universidade são os cursos de Agronomia (10º), Medicina Veterinária (11º), Ciências Contábeis (13º) e Enfermagem (13º). Acesse aqui o ranking completo.

UFG destaque no Enade

Avaliada no mais recente Enade, a UFG teve 13 dos 17 cursos na faixa 4 e 5, as maiores da avaliação. O resultado Enade é calculado a partir do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, e foi divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conquistaram nota 5 no Enade, os cursos de Administração, Direito, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Psicologia, todos do campus de Goiânia. Com nota 4, os cursos de Administração e Psicologia de Catalão, na agora UFCAT; Direito e Psicologia em Jataí, na agora UFJ; Direito em Cidade de Goiás e Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, na capital.

As informações sobre o exame estão disponíveis no site do Enade (Foto: Divulgação)

O Exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades. Segundo Sandramara Matias Chaves, vice-reitora da UFG, esses resultados “demonstram a qualidade do ensino oferecido pela UFG, responsável pela formação de profissionais em diversas áreas”.

Em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (8), por exemplo, pesquisadores da universidade descobriram um composto capaz de economizar 75% de energia em celulares e TVs. Entre os benefícios do estudo está o aumento na durabilidade da bateria e redução nos gastos com energia elétrica.

Histórico

A reitoria da universidade reforça a importância do ensino público e gratuito, diante de diversos problemas que a UFG vem enfrentando. Em maio, o Ministério da Educação (MEC), bloqueou R$ 32 milhões da instituição, em recursos que seriam utilizados para a manutenção da instituição. Diante da situação, no mês passado estudantes ocuparam reitoria para protestar por melhorias na universidade. Em assembleia realizada no último dia 23 de setembro, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, afirmou que “não sabe quanto tempo a universidade irá sobreviver” diante dos bloqueios.

Atualmente, mais de 30 mil alunos estão matriculados em 156 cursos de graduação da UFG. São mais de 10 mil alunos na pós-graduação e mais de 700 alunos na educação básica. A universidade realiza, anualmente, mais de 2 mil ações de extensão que contemplam mais de 500 mil pessoas além de publicar mais de 3 mil artigos nas principais revistas científicas do mundo.