UFG lança ferramenta que promete “proteger” goianos de tempestades
Ferramenta foi testada na previsão para região do sudoeste goiano durante últimos dois meses e resultados foram satisfatórios
A Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou uma ferramenta que promete “proteger” os goianos de tempestades. O modelo é composto por inteligência artificial que prevê chuvas a curto prazo de diferentes níveis de precipitações e com apenas seis horas de antecedência.
Segundo a Universidade, a ferramenta é inédita no Centro-Oeste e possibilita a preparação da defesa civil e das atividades econômicas que dependem das condições meteorológicas. Além disso, possui um custo computacional menor que os modelos de previsão de tempo convencionais.
O novo modelo disponibiliza aos usuários diversos mapas de probabilidade de chuva em diferentes estados, mas com destaque para Goiás. De acordo com a UFG, a ferramenta foi testada na previsão para a região do sudoeste goiano durante os últimos dois meses e os resultados foram satisfatórios.
Vale destacar que produtores rurais tiveram acesso à plataforma, que compõe parte dos produtos do Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste Goiano (Siag), resultado da parceria entre o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e o CEMPA-Cerrado.
A ferramenta pode ser acessada por meio do site da UFG. A tecnologia foi desenvolvida por meio do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Bioma Cerrado (Cempa-Cerrado), com cooperação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o Governo de Goiás.