A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou nota no fim da tarde desta sexta-feira (8/7) informando que a carga horária definida para os professores no planejamento semestral deve ser obrigatoriamente cumprida, conforme resolução do Conselho Universitário. “Em caso de não cumprimento, a ocorrência deve ser comunicada à direção da unidade, à Reitoria ou à Ouvidoria da UFG”, complementa o texto.
O posicionamento da universidade veio em resposta à campanha “#ProfReprovadoPorFalta”, que teve início na última segunda-feira (4). Por meio dela, alunos do curso de Direito estão cobrando a presença de professores em sala de aula.
Os estudantes colaram cartazes feitos à mão em vários pontos da unidade como forma de demonstrar insatisfação com a costante ausência dos docentes. “Do que adianta reconhecimento internacional se seus alunos não te conhecem?” e “Ser professor não é hobby” são alguns dos dizeres exibidos.
Segundo os alunos, alguns professores sequer chegam a avisar que vão faltar, causando prejuízos àqueles que moram longe e se deslocam até a faculdade.
O movimento dos estudantes conta, inclusive, com uma página no Facebook criada na última quarta-feira (6). Até o fim da tarde desta sexta (8/7) ela contava com pouco mais de240 curtidas.
[Foto: Rota Jurídica]