Educação

UFG sobe em ranking mundial de universidades

Universidade avança no índice geral, com destaque para resultado obtido pela produção científica

A Universidade Federal de Goiás (UFG) disse que não conseguirá pagar empresas por falta de repasse e bloqueios do Governo Federal. (Foto: divulgação)
Universidade Federal de Goiás (UFG) (Foto: divulgação)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) subiu oito posições no ranking de pesquisa da Center for World University Rankings (CWUR). O levantamento avalia as 2 mil melhores universidades do mundo. Única goiana na lista, a UFG pulou de 1.017º em 2022 para 1.009º em 2023. A instituição agora está próxima das mil melhores instituições que desenvolvem pesquisa em todo o planeta.

A UFG passou de 1.064º para 1.059º, melhor posição desde 2020 no ranking geral. O resultado a coloca entre as 5,2% melhores instituições avaliadas pela CWUR, que, em 2023, compilou dados de 20.531 universidades. 

A CWUR faz a classificação com quesitos como o sucesso acadêmico de ex-alunos, o êxito de profissionais formados na instituição e a premiação do corpo docente, além da quantidade, qualidade e relevância da produção científica, que caracterizam o quesito pesquisa, no qual a UFG obteve maior destaque neste período. Quanto mais artigos influentes, professores laureados, ex-alunos reconhecidos e em postos de alto comando de empresas, melhor é a colocação alcançada. 

A nível nacional, a instituição goiana ocupa a 26ª posição entre as melhores do Brasil.

(Com informações do PRPI UFG)