UFG terá seis novos cursos de graduação em Cidade Ocidental
Expectativa é receber 240 novos estudantes na sede provisória do Campus Cidade Ocidental em agosto

A Universidade Federal de Goiás (UFG), em Cidade Ocidental, terá seis novos cursos de graduação a partir de agosto. São eles: Engenharia de Software, Engenharia da Segurança Cibernética, Inteligência Artificial aplicada à Gestão Pública, Ciências da Segurança, Administração Pública e Gestão da Saúde Digital.
Segundo a instituição, a expectativa é receber 240 novos estudantes na sede provisória do Campus Cidade Ocidental. As primeiras turmas da Universidade na região do Entorno do Distrito Federal atendem a uma antiga demanda, conforme a UFG, de uma instituição de ensino pública e gratuita.
As inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 25 de abril no Portal do Candidato, no site do Instituto Verbena UFG (institutoverbena.ufg.br). Sobre as provas, a objetiva e a de redação serão nos períodos matutino e vespertino do dia 18 de maio de 2025 (domingo), em Cidade Ocidental e em Goiânia.
Em 17 de abril, haverá uma live no YouTube oficial da UFG, às 19h, para orientar os candidatos sobre os seis novos cursos. “Nesse momento, os estudantes poderão entender melhor como será o funcionamento do curso, quais são as perspectivas profissionais e poderemos apresentar também tudo o que a Universidade tem a oferecer a essas primeiras turmas”, explicou o pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade.
Antes, em 15 de abril, uma equipe da UFG também irá apresentar os cursos e sanar dúvidas de estudantes pessoalmente na Escola do Futuro Paulo Renato de Souza, em Valparaíso de Goiás. A atividade também começa a partir das 19h.
Confira o edital AQUI.
Saiba mais sobre os cursos de graduação da UFG de Cidade Ocidental:
Engenharia de Software
A graduação tem como objetivo formar profissionais aptos a contribuir efetivamente para a produção e sustentação de software de qualidade, seguindo os princípios éticos da Engenharia de Software, além de conhecimentos em gestão, inovação e tecnologia.
De forma geral, o engenheiro de software é responsável pelo desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria de sistemas e aplicativos, utilizando várias linguagens de programação, metodologias de desenvolvimento e tecnologias. Ele poderá ainda atuar como Desenvolvimento Web, Desenvolvedor Mobile, Consultor, Arquiteto de software.
Depois de formado, o profissional irá atuar no mercado de trabalho concebendo, desenvolvendo e sustentando produtos inovadores com base em software. Promovendo boas práticas da engenharia na indústria, será possível ainda criar alternativas econômicas e talentos humanos para fortalecer a indústria goiana de software, aumentando a capacidade tecnológica e o capital intelectual do País na área.
Engenharia da Segurança Cibernética
O curso de Bacharelado em Engenharia de Segurança Cibernética (BESC) tem como objetivo central formar profissionais altamente capacitados para conceber, projetar, implementar e gerenciar soluções de cibersegurança e segurança de tecnologias digitais da informação. As disciplinas a serem cursadas abrangem desde fundamentos da computação até temas avançados como forense digital, engenharia reversa, inteligência artificial aplicada à segurança e ciberdefesa.
O egresso será um profissional estratégico, técnico e inovador, com habilidades para atuar em ambientes digitais complexos e interconectados. Estará apto a projetar e gerenciar sistemas de segurança cibernética, liderar equipes multidisciplinares, implementar soluções em infraestrutura crítica, responder a incidentes de segurança, promover governança digital e desenvolver políticas públicas e privadas de proteção de dados.
O mercado de trabalho para o bacharel em Engenharia de Segurança Cibernética é amplo e em expansão. O profissional poderá atuar em empresas de tecnologia, instituições públicas, órgãos de defesa e segurança, instituições financeiras, setor educacional e organizações internacionais.
Inteligência Artificial aplicada à Gestão Pública
Marcado pela sua inovação, o curso visa formar profissionais para o setor público, com expertise em IA e outras tecnologias. O curso tem um caráter interdisciplinar, combinando gestão pública, tecnologia e inovação, com foco na transformação digital da administração pública. O currículo integra conhecimentos técnicos em IA e análise de dados com habilidades em gestão e inovação. Além disso, o curso promoverá a conexão entre teoria e prática por meio de pesquisas aplicadas, extensão e parcerias com instituições públicas e privadas.
O egresso do curso será um profissional qualificado para liderar a digitalização no setor público e privado, contribuindo para soluções inovadoras em regiões com carência de infraestrutura tecnológica e profissionais altamente qualificados. O curso também busca fortalecer a economia local, reduzir a evasão de talentos e promover inclusão social e desenvolvimento regional.
Ciências da Segurança
O principal objetivo do curso de bacharelado em Ciências da Segurança é formar profissionais qualificados para analisar e gerir riscos, com base em dados e evidências científicas, visando à proteção da vida como pilar fundamental do Estado brasileiro.
Além disso, busca proporcionar ao egresso uma visão crítica e inovadora na prevenção e proteção contra riscos à integridade do ambiente social, definindo a universidade pública como um centro de excelência na formação científica e profissional na área de segurança, e dotando o aluno de uma qualificação sistêmica e integrada para atuar de maneira analítica e técnica.
Espera-se que os egressos possam atuar nas seguintes áreas:
- Trabalho, Saúde e Sustentabilidade
- Democracia, Sociedade e Economia – Violências
- Cibercrimes e Mundo Digital
Administração Pública
O curso visa formar profissionais éticos, qualificados e proativos para atuar na administração pública com eficiência e eficácia, capacitando-os a formular, implementar, gerir e avaliar políticas públicas em órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. O foco do bacharelado em Administração Pública é formar lideranças e gestores públicos que sejam capacitados por meio de uma formação integral, crítica e reflexiva, baseada em princípios éticos e humanísticos.
O mercado de trabalho para o profissional formado no Bacharelado em Administração Pública é amplo e dinâmico, abrangendo oportunidades em órgãos governamentais (municipais, estaduais e federais), empresas públicas, organizações não governamentais (ONGs), institutos de pesquisa e consultorias especializadas em políticas públicas.
Gestão da Saúde Digital
O curso é pioneiro na formação de profissionais capazes de liderar a transformação digital na área da saúde, conectando conhecimentos em gestão, inovação e tecnologia.
Surge como resposta à crescente digitalização do SUS, à demanda por profissionais que dominem Inteligência Artificial, telessaúde, interoperabilidade e segurança da informação. Contribui para a interiorização do ensino superior e para o desenvolvimento socioeconômico da região do Entorno do Distrito Federal.
O egresso será um(a) gestor(a) versátil e estratégico(a), capaz de integrar equipes interdisciplinares, otimizar processos de saúde com uso de tecnologia e desenvolver soluções inovadoras centradas no usuário. Com uma formação ampla, com enfoque ético e sustentável, espera-se que o profissional trabalhe em hospitais, clínicas, startups, consultorias e setor público.