RÁPIDO E BARATO

UFG testa servidores e estudantes contra a covid-19 na próxima semana

Testagem será feita no Câmpus Samambaia, em Goiânia, e o resultado sai em aproximadamente 50 minutos

A Universidade Federal de Goiás decide por continuidade de aulas remotas (Foto: divulgação)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai testar, na próxima semana, servidores e estudantes contra a Covid-19. A testagem é gratuita deve ocorrer nos dias 13, 14 e 17 de maio, das 9h às 16h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, em Goiânia. O resultado sai em até 50 minutos.

Inicialmente, serão disponibilizados 600 testes para estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados. O atendimento será feito nas modalidades drive thru e pedestre, com o apoio de equipes do projeto Tenda Itinerante.

A testagem ocorre após parceria entre o Instituto de Química (IQ) e a Faculdade de Enfermagem (FEN) da instituição. Na ocasião, será adotado o protocolo UFG para teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19, que foi desenvolvido pela Universidade.

O teste RT-LAMP detecta a presença do RNA do vírus Sars-Cov 2 na fase da infecção ativa, na mesma janela do teste RT-PCR (3 a 10 dias de sintomas), podendo também detectar o vírus em portadores assintomáticos. O diferencial é que o exame é mais barato e o resultado fica pronto mais rápido, sendo liberado no mesmo dia. O exame também detecta as novas variantes do coronavírus.

Contenção da disseminação

Para a professora do Instituto de Química da UFG, Gabriela Duarte, a testagem tem o objetivo de entregar para a comunidade acadêmica os frutos de uma pesquisa realizada na UFG.

Sobre o RT-LAMP, a pesquisadora explica que “o teste é útil para detecção rápida das pessoas infectadas e o isolamento das mesmas para contenção da disseminação do vírus”, disse.