AUXÍLIO

Unidade móvel do Hemocentro coleta sangue em condomínios

Unidade passou por mudanças para atender os doadores. Somente nesse condomínio, 56 pessoas realizações doações

Em tempos de pandemia, viu-se o número de doadores de sangue diminuir cerca de 18%. Para tentar contornar essa situação, o Hemocentro decidiu levar a unidade móvel para até as pessoas para que as mesmas possam contribuir com o aumento significativo de bolsas nas geladeiras do local.

Com isso, a unidade também passou a adotar medidas mais rigorosas se adequando com as medidas de seguranças prescritas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Nós renovamos as estratégias para atingir os números necessários para atender as pessoas. Diminuímos de 120 para 60 atendimentos diários. Ao invés de utilizar quatro cadeiras, utilizamos só duas. Além disso, realizamos a higienização direta com álcool e recomendamos os doadores a utilizarem máscaras”, explica a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart.

Deyse destaca que, quem quiser levar a unidade móvel, é necessária confirmação de 60 pessoas e fazer a solicitação pelo email [email protected] ou pelo telefone (62) 3201-4101. Além disso, foi lançado o serviço de agendamento online para ser atendido com o dia e horário marcado na unidade do Setor Coimbra. “O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia covid-19”, ressalta Denyse.

Nesta segunda-feira (27), foi a vez dos moradores do Condomínio Club Cheverny, no Setor Goiânia 2, realizarem solidariedade com a ajuda da unidade móvel de coleta de sangue. A conselheira-fiscal do condomínio, Cristiane Fernandes, ressalta a facilidade da adesão do veículo e a aceitação dos moradores do condomínio. “Nós realizamos a ligação para a Hemorrede e, após a confirmação, distribuímos cartazes com o comunicado. Conseguimos a estrutura necessária. Só aqui 56 pessoas vão fazer doações”, afirma.

Além disso, Cristiane ressalta que a importância dessas doações a pessoas que realmente precisam. “Uma doação é muito importante e aqui também temos doadores de medula. Qualquer um de nós podemos precisar de um dia. Estamos  nos disponibilizando para ver as geladeiras cheias “, destaca.

Os requisitos básicos de doações são estar saudável, ter acima de 50 quilos, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. E quem se vacinou contra gripe deve aguardar 48 horas para doar.