Universidade apura vídeo de estudantes de veterinária acusados de maltratar vaca em Goiânia; assista
"Comportamento contraria os princípios", diz PUC-GO
Desde a última quinta-feira (7), está circulando nas redes sociais um vídeo no qual alguns alunos da PUC Goiás são vistos perseguindo e puxando o rabo de uma vaca. O caso aconteceu dentro do pasto do campus de Goiânia, onde ficam os animais que são estudados pelos estudantes do curso de medicina veterinária.
Na gravação é possível ver os alunos bebendo e cercando a vaca no pasto. Ela tenta fugir, mas não consegue. Uma das pessoas filmadas puxa o rabo do animal, que corre. O estudante continua segurando o rabo da vaca e é arrastado. Após a vaca conseguir fugir do acadêmico, ele a cerca num canto do pasto. Depois, ele monta em cima do animal.
Conforme publicado pelo G1, o delegado Luziano Carvalho, da Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), disse que vai investigar o caso, que pode caracterizar crime de abuso, que tem pena de multa e detenção de até um ano.
Posicionamento
A Associação Atlética Acadêmica Maria Ivete, do curso de medicina veterinária da PUC Goiás, publicou uma nota de repúdio. Segundo a atlética, os alunos que aparecem no vídeo não participarão mais de atividades promovidas pela entidade.
Já a PUC Goiás disse que a reitoria abriu um procedimento disciplinar para identificar os estudantes e determinar as sanções pertinentes.
Leia na íntegra a nota da PUC
Assim que tomou conhecimento do fato, a PUC Goiás instaurou um procedimento disciplinar para averiguar as responsabilidades e determinar as sanções pertinentes. O comportamento registrado na filmagem contraria os princípios da Instituição e infringe seu Regimento Geral.
Assista ao vídeo, publicado por um perfil no Twitter:
ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DA PUC GOIÁS SÃO FILMADOS BEBENDO E MALTRATANDO GRATUITAMENTE UMA VACA NO PASTO DO CAMPUS…
LUÍSA MEL, CORRE AQUI pic.twitter.com/ouyk1uZ5X2— Leandro Gontijo (@leandromgontijo) April 8, 2022
*Com informações do G1