BEM ESTAR

Urso Robinho recebe novos cuidados no Zoológico de Goiânia devido ao calor

Animal tem refeições com picolés gigantes feitos à base de frutas e água

Urso Robinho recebe novos cuidados no Zoológico de Goiânia devido ao calor. Imagem: Divulgação

Durante o calor extremo de Goiânia, animais do parque Zoológico de Goiânia têm recebido melhorias para garantir o bem-estar e aliviar as altas temperaturas. Aos 22 anos, o urso Robinho passou a receber cuidados adicionais, tanto em seu recinto quanto na alimentação, para enfrentar melhor as altas temperaturas.

 A parte hidráulica foi revisada e o espaço ganhou um segundo aparelho de ar condicionado para manter uma temperatura mais agradável para o urso, que é naturalmente adaptado a climas mais frios. Essa iniciativa visa garantir que Robinho se sinta confortável e protegido do calor extremo.

Além das melhorias estruturais, a alimentação de Robinho também foi ajustada para ajudá-lo a enfrentar o calor. Como urso onívoro, sua dieta inclui frutas, vegetais e uma ração especial fornecida pelo zoológico. Durante o calor, o parque decidiu incrementar suas refeições com picolés gigantes feitos à base de frutas e água, oferecidos a Robinho em uma de suas três refeições diárias, ajudando-o a se refrescar.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a capital tem registrado predomínio de sol, com temperaturas máximas chegando aos 37°C e umidade relativa do ar variando entre 10% e 60%. A cidade está sob alerta de umidade no nível de emergência durante o período da tarde e também de uma onda de calor que deve elevar as temperaturas em Goiás entre 2 a 5 graus acima da média para o período. A qualidade do ar também foi classificada como “ruim”, impactada principalmente pelas queimadas.