Uso de máscaras em locais abertos se torna opcional em Trindade (GO)
Documento publicado nesta terça-feira (15) segue a nota de recomendação emitida pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO)
A Prefeitura de Trindade publicou, nesta terça-feira (15), decreto municipal que torna opcional o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomerações no município. O documento segue a nota de recomendação emitida pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) e entra em vigou em vigor a partir de sua publicação.
Apesar da liberação, o prefeito Marden Júnior (Patriota) recomenda a manutenção do uso dos itens de proteção em todos os ambientes para pessoas que possuírem comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas, com sintomas de síndrome gripal ou pessoas imunodeprimidas.
A validade do documento está sujeita a revisão conforme a situação epidemiológica em Trindade. Ou seja, segue o mesmo que a Nota da SES que estabelece que “tais recomendações poderão ser modificadas de acordo com as novas evidências que surgirem e/ou cenário epidemiológico apresentado”.
Prefeitura justifica flexiblização do uso de máscaras pelo avanço na vacinação
A determinação do uso opcional das máscaras faciais ocorre em detrimento do avanço da imunização no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até a última sexta-feira (11), já foram aplicadas mais de 231,8 mil doses da vacina contra a Covid-19 – ao somar primeira, segunda e terceira doses.
Do grupo de adultos e adolescentes da meta estabelecida pela SES a ser vacinado com a 1ª dose, o município atingiu 107%. Com a segunda dose passou de 85%. Já a dose de reforço, cobriu 32% e a 1ª dose pediátrica já foi administrada em mais de 70% do público estimado.